domingo, 17 de agosto de 2008

BOLO DE BANANA...

Olhei para a fruteira e deparei-me com 3 bananas já no fim do prazo de validade... Lembrei-me que algures entre os meus blogs favoritos tinha-me deparado com um bolo de banana, que havia sido feito, exactamente, com o mesmo propósito que o meu, aproveitar bananas, cujo destino mais provável seria o lixo. Assim, lá liguei eu o pc, e procurei a dita receitinha. E voilá...http://ocantinhodananda.blogspot.com/, encontrei mesmo aqui. O resultado da Nanda ficou mais bonito, mas acho que igualmente saboroso.

BOLO DE BANANA

250gr de bananas
250gr de açúcar amarelo
2 ovos
100ml de leite
100ml de óleo
300gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela

Bater as bananas partidas miúdinhas com o açúcar até obter uma papa. Juntar os ovos, o leite e o óleo, bater mais um pouco. Por fim, adicionar a farinha previamente misturada com o fermento e a canela. Mexer sem bater muito até todos os ingredientes estarem todos bem misturados. Deitar em forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180ºC, por cerca de 45 minutos.


19 comentários:

Maria João disse...

Hmmm é óptimo não é? E olha que se conserva durante um tempito. É um bolo mesmo fofinho...Não tenho bananas senão acho que fazia-o já :)
Bjinhos

Nela disse...

Querida, olha estou como tu, tenho bananas, só eu e meu marido lhes tocamos, minha filha näo aprecia banana, e nem cá está,andei á procura de uma receita que tenho que é de pudim de banana, que já fiz mas näo me lembro bem,e a verdade é que entre tantas receitas..näo a encontrei.Ainda agora nos anos me ofereceram um livro que é 365 dias é uma receita para cada dia, junto com sobremesa,mas a que quero näo sei dela.O teu bolo estálindo, grande e tem cara de fofo.Beijito resto de bom domingo.

Natália Eleutério disse...

Ficou com aspecto delicioso, bjs

Gioconda disse...

Venho de visita sim senhora com o maior prazer.... e vou já começar a "meter uma cunha"....

Como é que se faz para ter aquela actualização dos vários blogs que tens do lado direito? Achei o máximo....

Sou a Gio do "Receitas da Gio"

Nela disse...

Sónia: A música que está colocada no blog da minha mãe é através de um slide slideshow (que colocámos logo no início do blog, sobre a nossa cadelinha). Entre em www.slide.com e siga os passos da realização de um slide. A Sónia pode lá colocar, por exemplo as suas fotografias preferidas. depois é só escolher o estilo de apresentação que deseja e a música. Pode escolher de entre várias opções que lá se encontram. Vai ver que lá está tudo muito bem explicado, é muito fácil de fazer. Quando tiver terminado aparece-lhe um código que deve copiar e colar no sítio do seu blog onde deseja colocar o slide. Vai ver que não custa nada. se tiver alguma dúvida... disponha sempre! Beijinhos Carla (filha D. Nela).

Nanda disse...

Sonia, o teu bolinho deixou-me de agua na boca mmmmmmmmm. Está com um aspecto delicioso o que me envaidece bastante :) Obrigada por teres confiado numa das minhas receitinhas!
Beijinhos
Nanda

moranguita disse...

ola sonia. o teu bolo ficou enorme. eu não aprecio muito bananas e então acontece muitas vezes chegarem a esse estado. da próxima talvez tente fazer este bolo.
beijinhos e boa semana
moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

Unknown disse...

Que bom aspecto pena não gostar de banana!!
Estive a ver as receitas abaixo cada uma melhor que outra, o franguinho parece delicioso, o doce de pêssego divinal,para não falar no bolo de aniversário humm que delicia!!

Bjs
Carla

Nela disse...

Sónia, aqui vai a receita das queijadinhas de iogurte que me pediste e eu ainda näo tive tempo de as fazer, ficam uma delicía mesmo, mas cá vai a receita amiga,olha as de iogurte com mel, näo sei de receita, quando me vier ás mäos, logo te mando oK? Ingredientes:

5oog de acucar -2dl de água - 4 ovos -8 gemas -2 colheres de(sopa)de maisena - 3 iogurtes naturais - 3 (colheres)de sopa de coco ralado - manteiga e acucar q.b.
Unte pequenas formas c/manteiga e polvilhe-as com acucar.Coloque um tabuleiro,com um pouco de água, no forno preaquecido, a 18o C.
Adcicione o acucar á agua e leve ao lume,dexe ferver até obter ponto de fio forte.
Á parte, misture os ovos com as gemas e a maisena, envolvendo muito bem e adcione-lhes o acúcar em ponto, mexendo continuamente.
Por último, acrescente os iogurtes e o coco ao preparado anterior e envolva, até obter um creme homogéneo.
Distribua o creme pelas forminhas e leve-as ao forno,dentro do tabuleiro.
Deixe cozer, em banho maria, durante 35 minutos.
Desenforme as queijadinhas frias e sirva-as em caixinhads de papel frisado.
Querida as queijadinhas ficam muito saborosas, mas säo mais trabalhosas que as tuas, se poderes, e quando puderes envia- me a receita dessas queijadas que fizeste ok? olha já fiz esta receita em forma de pudim (em grande)e ficou uma maravilha, mas em pequenitas, säo sempre delicíosas.Já há um tenmpo que as näo faco,agora tenho feito bolos em grande, rende mais, e cá em casa chego a fazer 2 por semana.Beijitos olha se tiveres dúvidas diz, acerca da música e das queijadas.

Nela disse...

LÊ O COMENTÁRIO MAIS ACIMA; MINHA FILHA ESCREVEU O QUE TU PEDISTE.SE TIVERES DÚVIDAS DIZ;BEIJITO:

Nela disse...

SÓNINHA, o tamanho do slide ajustas no mesmo sítio onde o fizeste,tal como escolhes o estilo podes escolher o tamanho grande pequeno ou ´médio,ou se preferires podes personalizar, colocas os centimetros que desejas, na altura e largura.Se tiveres mais alguma duvida diz.Beijitos da mäe e filha.

Nela disse...

Sóninha, tens um filhinho lindo, uns pais,lindos e amorosos, e avós babados, e um marido que é um boneco,e tu és simplesmente...linda,adorei conhecê-los.Olha näo te preocupes, o meu selaide também ficou grande, só depois a minha filha descobriu, e o arranjou.Eu só lhe dizia que gostava do selaide mais pequeno, depois descobrimos, que se podia pÔr mais pequeno, porque lá está a dizer o tamanho,e muito depois ficou bem.Já tinha um quando comecei o blog com as fotos da minha cadela que me tinha morrido uns dias antes, mas esse é grande, agora este tinha que ser mais pequeno. querida beijinho, se precisares diz.

inspirações da Jô disse...

Bolo de banana eu adoro e esse teu está divino!!!Pena que não dá pra experimentar...
Só olhando e babando de vontade...
beijinhos querida e uma ótima semana!!!!!!!!

Nela disse...

Sóninha, como agora temos a Censura, tenho que te dezer amiga que sei escrever slide,visto que fui eu que te comentei, a minha filha só me disse o que devia escrever para te responder, mas já era tarde, depois de uma segunda feira em cheio,já estava a zero mesmo, é demais para qualquer mortal.Daí, e como dei por isso,estou a pedir desculpa pelo erro.Beijito querida

carmencita disse...

Que delícia de bolo, sabe que tenho uma receita parecida com a sua só que no lugar da farinha de trigo, vai farinha de rôsca.Bjss

Nela disse...

Sóninha, já vimos está óptimo olha se quiseres podes pôr legendas nas fotos, também fica muito giro,sabes onde se pöe?VAIS ABAIXO AO SITÍO ONDE VÄO PARAR AS FOTOS QUANDO A CARREGAS,E ESCREVES NO QUADRADO DE CADA FOTO OK?é linda a tua familía, é bom ver o amor que tens por eles, querida.Beijinhos e fica bem com saúde.Beijinhos da Carla também.

Nela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nela disse...

Sóninha,o slide ficou muito giro mesmo,e com legendas melhor ainda.Beijinhos fica bem.

Glau disse...

Sônia, eu adoro banana! Qdo vc tiver um tempinho vai dar uma passeada no meu blog! Coloquei algumas receitinhas que levam banana!

Um abraço pra vc, Glau