sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PEIXE EM CAMADAS...

Este é um prato que, originalmente é feito com bacalhau, mas que muitas vezes faço com qualquer outro peixe, e fica igualmente delicioso.


Desta vez fiz com filetes de panga (os tais...), mas podem fazer com o peixe que desejarem. E é muito simples...
Descasquei batatas ( as que achei suficientes para uma refeição de 6 pessoas). Levei-as a cozer, cortadas ás rodelas, juntamente com 4 ovos. Enquanto as batatas e os ovos coziam, fiz um refogado com cebola picada, alho, uma folha de louro e azeite. Deitei lá para dentro os filetes, bem escorridos, e deixei-os estufar. Engrossei um pouco o molhinho com um pouco de maizena, temperei de sal e pimenta. Deitei dentro de um pirex de ir ao forno. Dispus as batatas cozidas ás rodelas sobre o peixe e os ovos, que já havia descascado, também partidos grosseiramente. Reservei. Fiz um molho bechamel com 1 litro de leite, 50gr de margarina e 3 colheres de sopa de farinha. Temperei-o de sal, pimenta e noz moscada. Cobri toda a mistura que já estava dentro do pirex e foi ao forno a gratinar, polvilhado com um pouco de pão ralado.

Eu usei cerca de 1,100 kg de filetes, e deu para o jantar de 6 pessoas. NÃO SOBROU NADA...

2 comentários:

Rose Oliveira disse...

Deve ser maravilhoso esse prato. Gostei muito da sua cozinha, Sónia, suas receitas são deliciosas.
Beijos.

carmencita disse...

Delicioso, gosto muito de peixe assim com molho bechamel, e mais a incremntada, batatas e ovos não é uma delícia !!!Bjss