sexta-feira, 15 de agosto de 2008

LASANHA DE ATUM...















Já há um tempo que vi esta receitinha no blog http://http//fritadeiraonline.blogspot.com/, mas ainda não me tinha aventurado. Afinal, lasanha é a especialidade da minha amiga Bela, e lasanha como a dela eu nunca comi. Simplesmente... DELICIOSA. Mas como há sempre uma primeira vez, lá pus mãos ao trabalho. Fiz-lhe umas pequenas alterações e aqui está...

2 latas de atum
1 lata de cogumelos laminados
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
400ml de leite para o molho do atum
sal e pimenta a gosto
coentros q.b.
oregãos q.b.
azeite q.b.
molho béchamel (eu fiz com 600ml de leite, 50gr de margarina e 4 colheres de sopa de farinha, mas também podem usar aqueles pacotes de molho já feito)
folhas de lasanha ( eu usei as que se vendem no lidl, não necessitam de pré -cozedura e são muito mais baratinhas que as da milaneza)
Queijo ralado q.b.

Refoguei a cebola e o alho com azeite. Quando a cebola já estava transparente, juntei-lhe os oregãos. Juntei-lhe a polpa de tomatee os cogumelos. Mexi um pouco e juntei-lhe o atum desfeito, e 2 colheres de sopa de farinha. envolvi tudo muito bem e acrescentei-lhe os 400ml de leite ( a receita da fritadeira é feita com natas, mas eu quiz retirar-lhe um pouco de gordura e fiz-lhe esta pequena alteração). Temperei com sal e pimenta. Num pirex coloquei molho bechamel, folhas de lasanha por cima e o molho do atum. E assim, sucessivamente, até acabarem todos os componentes, tendo , no entanto, o cuidado de que a última camada tem de ser de bechámel. Polvilhei com queijo ralado, e levei ao forno a 200ºC, por cerca de 35 a 40 minutos.

8 comentários:

Ana disse...

uiiiii,,, que piteu!!!

bjks

claudia disse...

Deparo-me com uma deliciosa lasanha a uma hora destas..gostei da variante atum!

moranguita disse...

sonia , linda a tua lasanha e devia de estar apetitosa. huim ja estou com fome pá.
beijinhos e bom fim de semana
moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

inspirações da Jô disse...

Olá querida!Como estás?Agradeço de coração pelas lindas palavras que deixaste lá no meu blog e quero dizer-te que fiquei muito feliz com todas elas!!!Você é muito especial e muito terna!!!Apesar do pouco tempo que nos conhecemos saiba que gostei muito de te comhecer, conhecer também seu blog que é uma delícia e saber um pouco mais de você, essa pessoa tão linda e carinhosa que és!!!!!
Bem, agora eu tenho que expressar minha opinião sobre a lasanha,tarefa difícil!!!Primeiro porque não há quem resista a lasanha, segundo porque essa lasanha que preparaste está com um aspecto "convidativo", e terceiro porque eu aprecio muito atum!!!Enfim, me deu uma vontade......Muito saborosa!!!!
Querida,
Um grande beijo e um abraço especial e um ótimo final de semana!!!!!!!!

Nela disse...

Olá Sóninha e fica bem, beijinho.querida,entäo sempre esperas ou já arranjaste alguém para te desenrascar?olha querida já vi que comentas-te a Jô, eu näo te disse que ela era um doce?A tua lasanha está uma maravilha, adoro lasanha e nem se gasta muito tempo nem $,e está com um pouco de broze como eu gosto.E com atum ainda melhor claro.Soninha,bom domingo e beijinho.

Unknown disse...

Nelinha claro que espero pela ajudinha da tua filhota. Agradeço imenso todo o carinho e compreensão da vossa parte. Obrigado. Beijokitas

♥ mesa para 4 disse...

Sónia que delicia de Lasanha...adorei...Obrigada e um beijo

Amores da minha vida disse...

Oi linda! Fico lisonjeada por teres falado na minha lasanha, mas deixa que te diga que a especialista em cozinha és tu. Naquele dia a lasanha ficou boa porque além dos ingredientes também adicionei o carinho e a alegria que tive ao receber-te em minha casa. Bjo grande