sexta-feira, 31 de outubro de 2008

E JÁ ESTAMOS NOS SANTINHOS...

"Bolinhos., bolinhos...pela alma dos seus santinhos...", quem é que não se lembra desta lenga lenga que todos usavamos pelas portas de amigos, vizinhos e familiares? Estamos noutros tempos, mas tudo isso deixou saudade e o cheirinho das broas, acabadas de fazer, emanando pela casa toda cria uma nostalgia... Os nossos filhos ainda podem fazer o mesmo, mas já não com o à vontade e liberdade que nós o faziamos. Assim para que todos nós possamos recordar esses tempos, e o meu filho possa levar os bolinhos á familia...e que também possamos adoçar a boca...decidi fazer as broas.

BROAS DE MEL

300gr de açucar amarelo
250 ml de azeite
500ml de água
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de erva doce
1 colher de sobremesa de canela
uma pitadinha de sal
1/2 kg de farinha de trigo
250 de miolo de nozez picado grosseiramente.


Leva-se ao lume o açúcar, a água, o azeite, o mel, a canela, a erva doce e uma pitada de sal.
Deixa-se ferver. Assim que começar a ferver, retirar do lume e acrescentar a farinha, até envolver bem.
Vi novamente ao lume até a massa descolar do tacho. Retira-se do lume e acrescenta-se as nozes. Deita-se a massa numa pedra e deixa-se arrefecer um pouco. Com as mãos moldam-se pequenas broas que vão ao forno, em tabuleiros untados, a alourar cerca de 20 minutos. Passam-se por açucar, ainda quentes.



Eagora minhas amigas deliciem-se com uma broa e um cafézinho. Tenham uns bons santinhos.

domingo, 26 de outubro de 2008

CLARAS A SOBRAR? DOCINHO PARA UTILIZAR...

Há doces que fazemos em que só usamos as claras...e como o lema cá da casa é aproveitar tudo...que a vida está díficil...então eu tenho por hábito congelar...vou juntando até entendder que está nahora das utilizar...desta vez tinha 10 claras congeladas...e numa pesquisa na internet
descobri este docinho que me pareceu perfeito para uma sobremesa...

DOCE DE CLARAS E LEITE CONDENSADO

10 claras
4 pacotes de natas
1 lata de leite condensado cozido
1 pacote e 1/2 de bolacha maria ralada grosseiramente
1 copo de miolo de nozes triturado grosseiramente

Bata as claras em castelo.
Bata as natas em chantilly.
Misture as natas com o chantilly e as claras em castelo, adicione a lata do leite condensado cozido, a bolacha ralada e as nozes. envolver tudo muito bem. Deitar numa taça grande polvilhar com um pouco de bolacha ralada e nozes moídas e levar ao frio até servir.
Fica com um sabor tipo caramelo, e ao encontrar aquelas nozes e bolachas grosseiras...é simplesmente delicioso e suave.







quinta-feira, 23 de outubro de 2008

IOGURTES DE BOLACHA TORRADA...UMA DELÍCIA...

Desde que adquiri a minha iogurteira nunca mais comprei iogurtes industriais para consumo directo. Compro somente os iogurtes naturais para poder fazer os meus caseirinhos. E para ser verdadeira, nunca mais gostei dos iogurtes de compra...os caseiros têm um sabor completamente diferente, mais cremosos, enfim deliciosos... Desta vez decidi variar e inventar... fiz uns com umas bolachinhas torradas...
0.800ml de leite meio gordo
6 colheres de sopa de leite em pó
8 bolachinhas torradas
5 colheres de sopa de açúcar
1 iogurte natural de compra

Misturei os ingredientes todos e passei tudo com a varinha mágica. Distribui pelos copinhos da iogurteira e deixei-os lá dentro durante as 12 horas habituais.
Levei-os ao frio e quando os consumi tive uma agradável surpresa...cremosos e deliciosos... VAI UMA COLHERZINHA?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

É TEMPO DE MARMELOS...E DE MARMELADA...

Nesta altura um vizinho do meu pai dá-nos sempre uma cesta de marmelos...e claro está, que estes se transformam em marmelada. A mamelada que nós fazemos é muito simples, é daquelas que até as crianças fazem...é de uma prima minha , que é educadora de infância, e que tem por hábito fazer com as turmas dela. Então é assim: pesa-se os marmelos já descascados descaroroçados. Na panela de pressão deita-se meio copo de água os marmelos, e o peso dos marmelos em açucar(tanto pode ser amarelo ou branco, eu roubo sempre cerca de 100gr de açucar),e 1 pau de canela por cada quilo de açúcar. Fecha-se a panela e vai ao lume a cozer cerca de 20 minutos. Retira-se a pressão, e os paus de canela, e passa-se com a varinha mágica.
Dispõe-se em tacinhas, alisa-se a superfície e deixa-se secar. Eu geralmente, guardo no frigorifico tapado para não ganhar bolor.

sábado, 18 de outubro de 2008

BROAS DOS SANTOS...

Estamos quase nos santinhos e eu tenho uma paixão por broas...agora que o vento começa a soprar mais frio, que as noites arrefeceram e o céu se vai começando a apresentar nublado, tudo nos leva(pelo menos a mim) a pensar nestas iguarias mais aconchegantes...
Deixo-vos aqui mais uma receitinha que para além de simples também rende bastante...e sabe tão bem...
A receita que vos deixo é a original, eu geralmente faço apenas metade...
6 ovos
leite para amassar
2 kg de farinha
1,200kg de açúcar
2 colheres de café de sal
60gr de erva doce
2 colheres de sobremesa de canela
3 dl de azeite
nozes q.b.


Põe-se a farinha num alguidar e deita-se o azeite a ferver e os restantes ingredientes. Amassa-se tudo muito bem com a mão, não deixando ficar moles e tendem-se bocadinhos que se barram com gema de ovo e se decoram com uma metade de noz por cima. Vão a cozer em forno quente e tabuleiro untado.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

QUICHE DE ATUM...

Quando queremos um jantar leve, ou quando há uma sopa e é necessário fazer mais alguma coisa, as quiches são sempre uma opção saborosa e apresentável. Até mesmo para uma festinha, fica sempre bem e podemos variar com os sabores que mais gostarmos.
Foi num domingo destes que, mais uma vez o jantar foi em casa dos meus pais, que decidimos acompanhar uma sopinha de peixe, com uma quiche de atum e uma saladinha de alface. Simples e rápida porque no dia seguinte é dia de trabalho.
Assim com: 1 base de massa quebrada
2 latas de atum
1 lata de cogumelos
6 ovos
1 pacote de natas
salsa picadinha
sal e pimenta q.b.
Misturamos tudo numa tigela. Forramos a tarteira de pirex com a massa, que picamos com um garfo. Vertemos o preparado para dentro da massa e foi ao forno cerca de 25 a 30 minutos até estar cozida(verifica-se com o palito). Serve-se com uma saladinha e faz um sucesso. Ah é verdade, à quem lhe ponha queijo ralado por cima, mas como eu não aprecio muito, polvilho com um punhado de oregãos, antes de ir ao forno.

sábado, 11 de outubro de 2008

COELHO ESTUFADO COM CENOURAS...

Este coelhinho ficou muito apuradinho...mesmo uma delicia... Eu servi com arroz branco, embora também fique bem com puré de batata ou batata frita.










1 coelho
1,5dl de vinho branco
1 colher de sobremesa de colorau
1 folha de louro
sal q.b.
1 cebola
3 dentes de alho
0,5dl de azeite
salsa q.b.
600gr de cenouras
Arranjei o coelho e parti-o aos pedacinhos. Temperei-o com o vinho, o colorau, o louro e o sal. Deixei marinar. Descasquei e piquei a cebola e os alhos, reguei com o azeite, e deixar refogar ligeiramente. Acrescentei o coelho, as cenouras partidas em quartos e o molho da marinada. Levei ao lume brando a cozinhar, apurando bem. Polvilha-se com salsa picada, mas nesse dia não tinha cá em casa e tinha-me esquecido de comprar. Mas ficou igualmente bom. Ah é verdade, tem que acrescentar um pouco de água à cozedura.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

LASANHA À BOLONHESA...

Já tinha esta receitinha para publicar há algum tempo, mas o meu tempo tem sido tão curto que foi passando. Mas agora lá vai. Foi o prato que fiz na minha mãe para um jantar de sábado. É muito simples de fazer e fica uma delicia.
Com 700 gr de carne picada(da variedade que desejarem), fiz um prato saboroso para 6 pessoas. Primeiro fiz o refogado da cebola, tomate e alho...juntei a carne e deixei fritar ligeiramente...acrescentei uma cenoura cortadinha em pedacinhos pequenos, uma lata de cogumelos, um pouco de vinho branco e temperei de sal e um pouco de piripiri(muito pouco)...deixei apurar e polvilhei com salsa picada.
Fiz o molho béchamel com cerca de 700ml de leite, 1 colher de sopa(bem cheia de margarina) e 5 colheres de farinha... fui mexendo com a vara de arames...mas como nem tudo sai na perfeição como nós queremos... para que este molhinho ficasse aveludado passei-lhe a varinha mágica e ficou o problema resolvido.

Eu uso sempre as placas de lasanha que se vendem no lidl. Assim, no fim, foi só montar a nossa lasanha... no fundo do pirex pus uma boa camada de béchamel( como a minha amiga Bela me ensinou),a seguir placas de lasanha, a carne à bolonhesa...e assim sucessivamente, até terminar com molho béchamel... polvilhei com mozzarella ralado e foi ao forno a 180ºC, durante cerca de 35 minutos.
Serviu-de com uma saladinha fresca de alface e tomate.

sábado, 4 de outubro de 2008

TARTE DE LEITE CONDENSADO E COCÔ...

Esta tarte é muito simples de fazer... originalmente é só de leite condensado eu é que lhe acrescentei o cocô, eu adoro....
TARTE DE LEITE CONDENSADO E COCÔ
BASE: 1 PACOTE DE BOLACHA MARIA
200 GR DE MARGARINA

RECHEIO: 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
4 OVOS
100GR DE COCÔ RALADO
Faz-se a base da tarte com a bolacha ralada e a margarina. Forra-se o fundo de uma tarteira com esta base. Bate-se as gemas com o leite condensado. Bate-se as claras em castelo e junta-se, envolvendo cuidadosamente. Vai ao forno, por cerca de 30 minutos. Polvilha-se com açúcar em pó.


quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O BOLINHO DO MEU PAIZINHO...

Ainda não tinha tido tempo de publicar o bolinho, que com tanto carinho fiz para o aniversário do meu paizinho.
Este luziu-me ao olho no blog da Belinha Gulosa...
E de facto ficou uma delicia e com uma apresentação aliciante.

BOLO CREMOSO

Massa: 6 ovos
200 gr de açucar
raspa de 1 limão
200gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Bater os ovos com o açúcar, juntar a raspa do limão.
Bater até formar uma massa homogénea. Peneira-se a farinha com o fermento e junta-se à massa. Vai ao forno em forma untada e forrada com papel vegetal.

Recheio: 7 dl de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha maizena
6 gemas
1 pau de canela

Num tacho juntar os ingredientes todos e levar ao lume a engrossar...ir mexendo sempre com uma vara de arames, se ganhar grumos passa-se pela varinha mágica. Corta-se o bolo ao meio e recheia-se. Compõe-se e cobre-se com o restante creme. Cobre-se com amêndoa aberta ao meio e ligeiramente torrada no forno.