sábado, 1 de agosto de 2009

SUGESTÃO DE FIM DE SEMANA...






Embora com um dia de atraso, aqui está a minha sugestão para este fim de semana que se adivinha quente...
E como as temperaturas são elevadas e apetece mesmo é comer tudo quanto seja fresquinho, deixo aqui um pratinho, que eu adoro, e que é um verdadeiro pitéu.



TENTÁCULOS DE POTA FRITOS COM SALADA DE FEIJÃO FRADE...

1 tentáculo de pota, encontram à venda em qualquer casa de congelados;
1 cebola
Feijão frade q.b.
salsa e coentros
óleo para fritar
azeite
pão ralado;
alho em pó;
salsa seca;

Cozi os tentáculos na panela de pressão, com um fio de azeite e uma cebola inteira, cerca de 15 minutos...deixei arrefecer fora da panela e cortei-os em pedaços grandes...
Cozi o feijão frade e reservei...
Numa frigideira fritei os tentáculos depois de os passar por ovo e uma mistura de pão ralado, alho em pó e salsa seca(mistura que também há à venda feita, mas que se torna muito dispendiosa)...




Fritei os tentáculos em óleo quente e deixe-os alourar bem de ambos os lados...dipus sobre um prato com papel absorvente de forma a eliminar a gordura excessiva.
Temperei o feijão frade com azeite, vinagre, salsa e coentros picados.
Servi os tentáculos com a salada de feijão frade e um pouquinho de tomate.


Esta receita também pode ser feita com polvo, mas este torn-se bem mais dispendioso que os tentáculos, que na minha opinião fazem as mesmas vezes.

BEIJINHOS A TODAS E TENHAM UM EXCECELENTE FIM DE SEMANA.

22 comentários:

Catarina Santos disse...

Eu acho que nunca comi pota, ou pelo menos não me recordo! Mas adoro lulas e polvo, por isso também devo gostar de pota! Confeccionaste um prato bem rico :)

Não tenho panela de pressão, mas também não é coisa que me inspire! Já tenho ouvido falar de tantos casos em que a panela estoirou, e por isso não me inspira confiança :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

julitog disse...

Olá Sónia
Gostei da sugestão.Vou fazer para o almoço com lulas que tenho ali na arca é simples e não é preciso pensar muito,pois tenho andado algo debilitado nos últimos dias, mas não nos podemos deixar abater, é preciso reagir.
Aqui para os Lados da Serra da Estrela está fresco e hoje o dia está cinzento, tal como a minha disposição.
Beijos a toda a familia e bom Domingo

Sónia Meirinho disse...

que delicia de receita sónia.
deve ser mesmo optimo!!
beijinhos e bom fim de semana

Carina disse...

Com toda a certeza um verdadeiro pitéu!!!! :)
Beijocas e bom fim de semana!!!! :)

Isabel Pisoeiro disse...

Sem dúvida uma boa sugestão! Adorei as potas e a saladinha tb :P
Beijocas e bom fim de semana!

Anónimo disse...

Bom dia e obrigada pela receita!
Concordo contigo: os tentáculos fazem o mesmo efeito.
Beijo.
isa.

Unknown disse...

Olá!
Esta receita está com bom aspecto!
Bom fim de semana

Smsn-artes e ideias disse...

euuuuuuu adooorrroooo!!!

sobrou um bocadinho??

bom fim de semana

bjkas

M. disse...

Humm, que bom aspecto, tão douradinhos!!!

Elsa Mendes disse...

O meu marido é fã de tentáculos de pota, mas nunca fiz fritas.
Ficaram com um óptimo aspecto.
Bjs.

ameixa seca disse...

Nós vivemos no mesmo país? É que aqui não está lá muito calor e hoje já choveu e muito :)
Mas polvo/pota são sempre bem vindos!

guida disse...

Ola amiga
., . - . - , _ , .
.) ` - . .> ' `(
/ . . . .`\ . . \ Vim te oferecer uma rosa
|. . . . . |. . .|
. \ . . . ./ . ./
.. `=(\ /.=` toda perfumada
.... `-;`.-'
......`)( ... , para aromatizar
....... || _.-'|
........|| \_,/ o fim de Semana...

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

um optimo petisco de certeza!! um beijito amiga.

Leonor Varela disse...

Boa ideia adorei
ummmmm já se comia
"Que seja eterna a vitória dos seus dias,
mesmo quando eles lhe derem

a impressão de fracasso.
E nunca se esqueça que atrás das nuvens

sempre existirá sol."

bom domingo

Unknown disse...

Que delicia amiga,fiquem bem em breve te visito,até lá,bjs doces...

Romy Almeida disse...

Oi amiga... passei para deixar um beijinho e para convidar-te a ires ao meu blog pois tenho lá uns miminhos para ti.
Um bom fim de semana

Bjokas**

Soraya disse...

Adorei esta. Aqui pelas minhas bandas o choco frito é muito famoso e eu gosto muito. Nunca tinha pensado em fazer com Pota, mas vou experimentar.
Beijinho

inspirações da Jô disse...

Soninha,
Que comidinha mais saborosa e apetitosa, feita com tanto carinho, fica ainda mais especial,pois o ingrediente principal das comidas que preparamos,é o carinho e amor ao qual dedicamos as artes da cozinha, e aí é claro que o resultado não poderia ser diferente,a comida fica perfeita!!!!E você tranborda amor e carinho com o que fazes!!!!!!
Beijos e um ótimo início de semana!!!

Abelha Maia disse...

Ficou uma delicia, gostei muito de pota.
bjsssss

Babalu disse...

Que maravilha!!!!
Bjkas

Luisa Alexandra disse...

Se tu soubesses o que eu gosto destes petiscos!
Que óptimo ficou, mesmo apetitoso.

Diogo disse...

Aumente o número de visitas do seu blog, cadastre seu blog na comunidade do Almanaque Culinário, confira a lista de ferramentas grátis para o seu blog como receitas e dicas atualizadas diariamente.

Acesse: http://www.almanaqueculinario.com.br/lista-de-blogs/cadastre.html

Almanaque Culinário: http://www.almanaqueculinario.com.br/