segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SALADA DE OVAS...



      Em tempo quente apetece tudo quanto seja fresco.
      E esta foi uma opção de uma refeição fresca e ligeira.

     Ingredientes:

      ovas q.b.
      cebola picada q.b. (não usei)
      salsa picada q.b.
      azeite e vinagre q.b.

     Comecei por cozer as ovas e deixar arrefecer. Cortei-as em rodelas, e temperei com azeite e vinagre. Polvilhei, generosamente, com salsa picada.
     Levei ao frio até à hora de servir.
     Não podia ser mais simples.


domingo, 28 de agosto de 2011

Vou desligar-te o telemóvel na cara! - Crónicas do CM


Eu (como qualquer pessoa, suponho) de vez em quando discuto fervorosamente com a minha excelentíssima esposa ao telefone. É como se não ver a cara do outro à frente dos nossos olhos potenciasse a irritação interior, ficando tudo ali no jogo da pura linguagem verbal, uma palavra dura para cá, um comentário acintoso para lá, o que ajuda a conversa a descambar com maior facilidade.
E é nessas alturas de conversa azeda que sinto muita falta dos velhos telefones analógicos, que vinham munidos de auscultadores pretos, pesados e poderosos, perfeitamente adaptados à ergonomia de uma mão irritadíssima, e construídos à base de matéria robusta que era um verdadeiro prazer arremessar de encontro aos ganchos metálicos. Bum!
Esse antigo acto de desligar o telefone à bruta na cara do outro perdeu-se para sempre, ou então é preciso ir à procura de uma daquelas cabinas públicas que hoje em dia só já estão ocupadas por emigrantes em chamadas intercontinentais, o que não dá muito jeito: "Amor, aguenta só um minutinho essa palavra insultuosa que me ias dispensar, que eu vou ali à cabina da rua telefonar-te de volta para poder ter o prazer de te desligar o telefone na cara".
Seria uma boa ideia, mas pouco prática. E por isso nas discussões telefónicas modernas falta qualquer coisa, fica por cumprir aquela conclusão clássica que vimos em tantos filmes e telenovelas, aquele tching ou tchung ou lá o que é, abrutalhado, furioso, possesso, feito do plástico a embater no plástico, com toda a força. Um som que nos confortava e que, à sua maneira, até ajudava a irritação a passar mais depressa.
Agora experimentem fazer isso num iPhone ou num smartphone qualquer. Eu experimentei há pouco tempo. Estava já muito passado com mais uma discussão perfeitamente idiota, e fiquei desesperado com o dedo indicador em riste, a dar toquinhos histéricos no ecrã, tentando acertar no mini-botão que tem escrito um mini-"desligar".
Em vez do acto másculo de acabar com o telefonema, que até há dez anos era um verdadeiro prazer catártico, agora temos uma mariquice touchscreen, cheia de sensibilidades tecnológicas, que só serve para nos irritar ainda mais. É claro que podia ter resolvido o caso arremessando o telemóvel contra a parede mais próxima. Mas um iPhone custa uma pipa de massa, por amor de Deus. Era divórcio na certa.

domingo, 21 de agosto de 2011

GAMBAS AO ALHINHO COM TEMPERO DE ERVAS AROMÁTICAS...



         Sou fã deste tipo de refeição ligeira. De marisco, não posso dizer que aprecio tudo. Gosto das gambas (ou camarão), sapateira e pouco mais...uma ameijoa ou berbigão.
        Estas começaram por ser feitas ao alhinho, mas acabaram temperadas de uma mistura de ervas aromáticas secas, composta por coentros e salsa.

        Ingredientes:


       gambas q.b (com ou sem casca, desta vez optei por usar miolo de gamba)
       azeite q.b.
       alho q.b.
       sal
       coentros e salsa secos (mistura de ervas)
       sumo de limão


       Comecei por descongelar as gambas e deixar escorrer bem a água. Numa frigideira coloquei o alho picado e o azeite, deixei começar a ferver e acrescentei as gambas. Temperei de sal. Deixei fritar, lentamente, temperei das ditas ervas aromáticas. No final,  espremi 1/2limão por cima e deixei apurar.
        Podem servir com pão torrado, pão frito, ou da forma como mais vos agradar.



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MUFFINS DE IOGURTE COBERTOS DE BOLINHAS 3 CHOCOLATES...

     Este tipo de bolinho é sempre bem vindo em casas onde existem crianças. O facto de poderem transportar um bolinho individual, é cómodo.  E além disso, têm sempre a vantagem de ficarem bonitos.


 
Photobucket


      Ingredientes:

       4 ovos
      150gr de açúcar
      200gr de farinha
      50ml de óleo
      1 iogurte natural
      1 colher de fermento em pó
      bolinhas 3 chocolates (da loja online Cenários Gulosos)
       
Photobucket

        Bati os ovos com o açúcar. até obter espuma. Acrescentei os restantes ingredientes e bati tudo com a vara de arames. 
        Dividi o creme pelas forminhas pequenas, dispus as bolinhas 3 chocolates por cima. E levei ao forno a 180ºC, até estarem cozidos.
       
Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A economia da verdade - CRÓNICAS DO CM


    Mais um crónica, esta do CM, de domingo. não deixem de ler e de deixar a vossa opinião.

"Eu tenho a convicção de que nós mudamos muito pouco ao longo da vida, e que aquilo que somos ao 40 não é assim tão diferente daquilo que já éramos aos 20. Mas quando olho para trás percebo que há uma coisa que a ex-periência realmente me ensinou: numa relação, a sinceridade absoluta pode ser quase tão perigosa quanto a mentira compulsiva.
Há 15 anos, eu era um fundamentalista da verdade. Achava que duas pessoas que se amavam deviam contar tudo uma à outra, e um pouco menos que tudo era já muito pouco. Essa partilha de uma verdade em estado puro (como se tal existisse) fazia parte da minha ideia idílica de "entrega total", que eu seguia religiosamente. Até que um dia percebi - à custa de muito sofrimento pessoal - que revelar o mais íntimo de nós à pessoa que amamos é uma decisão que se presta a terríveis equívocos e pode causar desnecessárias dores.
Quando éramos ainda jovens namorados, eu acusava a Teresa de estar dividida em quatro: havia o que ela dizia, o que ela queria, o que ela sentia e o que ela pensava, e essas coisas raramente coincidiam umas com as outras. Compreendi mais tarde que não é só a Teresa. Somos nós todos. E insistir em verbalizar o nosso caos interior é um exercício demasiado perigoso.
Atenção: não confundam as minhas palavras com qualquer espécie de apologia da mentira. Eu sou alérgico à mentira (incluindo aquelas mentiras piedosas com que por vezes se tenta despachar os filhos) e não tenho qualquer talento para a praticar. Mas percebi a importância daquilo a que hoje chamo ‘economia da verdade': há uma linha onde demasiada sinceridade é já crueldade, onde contar todas as nossas dúvidas, as nossas indecisões ou os nossos desejos é provocar no outro um sofrimento desnecessário, na medida em que aquilo que para nós é apenas uma insignificância ou uma perturbação momentânea pode adquirir no coração do outro um peso desmesurado.
São Paulo dizia da nossa relação com Deus que hoje vemos como que por um espelho e que um dia veremos face a face. Não sei se esse dia irá alguma vez chegar, mas sei que é ingenuidade pensar que conseguimos quebrar todos os espelhos que nos rodeiam, pensando que o amor só será verdadeiro se for cristalino. Não é assim. O verdadeiro amor é aquele que aprende a viver com a sua própria fragilidade e que poupa o outro àquilo que ele não precisa de saber."

Por:João Miguel Tavares, Escritor (jmtavares@cmjornal.pt)

sábado, 13 de agosto de 2011

PATANISTAS DE BACALHAU COM AROMA A RASPA DE LIMÃO...


        Me perdoe a verdadeira autora desta receita. Esqueci-me do blog onde a vi, por isso, se a autora detectar a falha me envie mail, que reponho o nome.
        Não segui à risca...tirei breves apontamentos e pus em práctica. O resultado foi satisfatório, aliás, excelente. O Tiago adorou, por isso...APROVADISSÍMO.


          Ingredientes:


        bacalhau porções 
        2 ovos
        100gr de farinha
        salsa picada
        raspa de 1 limão
        sal e pimenta q.b.



      Comecei por misturar bem a farinha com um pouco de leite, até esta estar completamente, dissolvida. Acrescentei esta mistura aos ovos batidos e a raspa do limão. Temperei de sal e pimenta.
       Acrescentei a salsa picada. Envolvi tudo e fui passando os pedaços de bacalhau por este polme. Coloquei a fritar.
       Deixei alourar de ambos os lados.
       
       

       No final, servi com arroz branco e salada de tomate.








quinta-feira, 11 de agosto de 2011

BOLO DE LARANJA NATURAL...



      Ingredientes:

      4 ovos
      1 copo de sumo de laranja natural
      1 iogurte natural
      150gr de açúcar
      180gr de farinha
      1 colher de sobremesa de fermento
      1/2 copo de óleo (medida do iogurte)
      casca da laranja
      


       Triturei a casca da laranja na velocidade 7-8-9. Acrescentei o açúcar e pulverizei nas mesmas velocidades.
       


        Coloquei a borboleta nas lâminas e deitei os ovos. Programei a bimby, 5 minutos, temp.37º, vel.4,5. No final, voltei a programar a mesma velocidade, mas desta vez sem temperatura.
         Acrescentei o sumo de laranja, o óleo, a farinha e o fermento.
         Envolvi tudo na velocidade 2, até estar um creme homogéneo. Deitei a mistura numa forma, e levei ao forno, a 180ºC, pelo tempo suficiente até estar cozido. 
          Quando achei que estava pronto testei a cozedura com um palito.
          











sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SALADA DE POLVO...

8
   Em tempos de calor não há nada como uma salada fresquinha. Por isso, vamos agora a uma bela salada de polvo.

 
Photobucket


         Ingredientes:

     polvo
     salsa picada
     azeite
     vinagre
     cebola picada (opcional, eu não usei)

Photobucket

     
        Cozi o polvo e deixei arrefecer. 
        Cortei em pedacinhos, e temperei de salsa picada, azeite e vinagre. Eu não deito cebola picada, mas quem gostar é só acrescentar.
        Simples e excelente para um fim de dia de trabalho.

Photobucket

Photobucket