Mostrar mensagens com a etiqueta ACOMPANHAMENTOS-ARROZ. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ACOMPANHAMENTOS-ARROZ. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ARROZ DE PEIXE E GAMBAS, POLVILHADO DE COENTROS...


Photobucket


       O arroz de peixe com gambas é um comer muito apreciado cá em casa. Práctico e saboroso.

       E para esquecer os tais anónimos, vamos lá à receitinha.

      Ingredientes: 
 
      peixe (a gosto)
     gambas
     alho picado
     cebola picada
     arroz
     azeite
     coentros picados
     sal a gosto
 

Photobucket



       Fiz um refogado com cebola, alho picado e um pouco de polpa de tomate. Acrescentei o peixe desfiado e já cozido. Acrescenti as gambas, pimento cortado em tiras e a água,  que havia reservado, da cozedura do peixe. Quando começou a ferver deitei o arroz necessário. Deixei cozer  e polvilhei com coentros.

Photobucket


Photobucket


Photobucket


Beijinhos a todas com amizade e carinho.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

ARROZ DE SALMÃO E GAMBAS TEMPERADO DE SAL BIOLÓGICO...

        Pois é os dias vão passando...eu ainda não me sinto nada melhor...uns dias estou bem, outros caiu no abismo, mas bola para a frente...hei-de ficar melhor. "Uma mulher quando quer pode", e este sempre foi o meu lema.


Photobucket


        Desta vez trago-vos um arrozinho malandro, como todos apreciamos tanto cá por casa (embora que agora nem apetite tenha), com uns medalhões de salmão e a cor irresistível das gambas, parece um prato para alegrar corações.


Photobucket
        
           Desta vez temperei com o sal biológico que a minha querida Augusta me enviou, e adorei. É um sal proveniente das salinas da Ria Formosa. Bastante mais húmido, do que aquele a que estamos habituadas a comprar no supermercado.

Photobucket

             Ingredientes:
 
         lombos de salmão
         gambas sem cabeça
         arroz suriname
         pimento em tiras
         polpa de tomate
         cebola q.b.
         alho q.b.
         azeite
         coentros
 
Photobucket


          Retirei a cabeça às gambas e cortei os lombinhos de salmão em quadradinhos. Reservei. Piquei a cebola, e o alho, acrescentei o azeite e fiz um refogado leve.
          Acrescentei os cubos do salmão e o pimento em tiras, deixei cozinhar levemente.


Photobucket
 
Photobucket

         De seguida, acrescentei a polpa de tomate, o sal, a água (necessária à cozedura do arroz) e as gambas. 
         Deixei levantar fervura e acrescentei o arroz. Quando cozido (bem malandrinho), acrescentei os coentros e envolvi.

Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


     A marca de água das fotos está a ficar ausente...não tenho paciência...se mas "roubarem"devem-no à consciência, eu tenho o mérito de fazer, e quem me visita sabe que são minhas, por isso, quem não for honesto, também não esperem grande consideração das pessoas. Certo?, minhas amigas?

Photobucket
 

 Beijinhos a todas com amizade e carinho.


terça-feira, 1 de junho de 2010

ARROZ DE BACALHAU COM COUVE LOMBARDA...

   
   
      Uma receita comum cá por casa, já publicada aqui, e que faz sempre um sucesso.
      O fiel amigo num prato tão português.


Photobucket

       Ingredientes:
      bacalhau em pedaços
      couve lombarda
      cebola
      alhos
      coentros picados
      arroz suriname
      1 folha de louro
      2 tomates
      pimento em tiras

Photobucket


        Coze-se o bacalhau (eu usei em pedaços). Reserva-se a água da cozedura.
         Pica-se a cebola e ao alho. Refogua-se, ligeiramente, com azeite. Deita-se uma folha de louro, e os dois tomates picadinhos, deixa-se refogar mais um pouco. Corta-se a couve lombarda em juliana e o pimento em tiras e deita-se no refogado...depois é acrescentar um pouco da água reservada, para cozer a couve. 
      

Photobucket



       Quando a couve já estiver meio cozida,  acrescenta-se água necessária para cozer o arroz. Quando levantar fervura é só colocar o arroz e deixar cozer.
        No final, polvilha-se com coentros picados.

Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket



Beijinhos a todas com amizade e carinho.


terça-feira, 27 de abril de 2010

FRANGO FRITO COM ARROZ DE MANTEIGA...

A actifry veio revolucionar as nossas cozinhas. E a minha, foi uma dessas, felizes contempladas com este brinquedo maravilhoso. Habituei-me tanto a ela e, à sua boa performance, que agora que estou sem ela, penso sempre que havia de fazer isto ou aquilo para o jantar...com a actifry.
Pois é minha queridas, a minha actifry está na loja...os encaixes da tampa partiram, assim sem mais nem menos.
Depois de pesquisar, verifiquei que existem muitas queixas do mesmo género. Inclusivé, as primeiras são as que estão a dar mais problemas. A tampa é fabricada de uma liga muito frágil, que com o calor, vai ressequindo. Os encaixes são frágeis demais, para a temperatura que a fritadeira atinge.
Ao ligar para a Tefal, fui informada que isso tem acontecido, e que me devia dirigir à loja onde comprei (dado que está dentro da garantia). Assim o fiz, e, hoje fui informada que me vão substituir a máquina por uma nova.
As fritadeiras mais antigas têm a tampa branca. As novas são arroxeadas, e por isso, de uma liga mais resitente. Se por acaso tiverem algum problema liguem para o apoio ao consumidor. Deixo o contacto a quem precisar :
Clube Consumidor :
Tel : 808 284 735
E-mail : clube.consumidor@ groupeseb.pt


Achei-os extremamente profissionais e bastante acessíveis.


Bem, mas vamos à receita, que ainda foi feita com a actifry boa de saúde.

Ingredientes:

1 frango
vinho branco
alhos picados
louro
sal

azeite aromatizado



Quando vim almoçar temperei o frango com sal, alhos picados, louro e o vinho branco.
Deixei a marinar, até à hora do jantar.
Coloquei o frango na actifry. Reguei com uma colher medida (da actifry), de azeite aromatizado, e programei a fritadeira por 30 minutos.

Enquanto isso, coloquei 800gr de água no copo da bimby. Deitei o arroz no cesto (já lavado), Programei a bimby, 15 min., vel.5, temp. Varoma.
No final, retirei o arroz, coloquei num pirex e envolvi uma nozinha de manteiga.


Beijinhos a todas com amizade e carinho.




domingo, 28 de março de 2010

COELHO ATOMATADO ACOMPANHADO DE ARROZ DE ERVILHAS...

Bem coelho atomatado...é coelho estufado com tomate...digamos que é uma forma diferente de lhe chamar.
Mas o certo, é que ficou muito bom, e que todos comeram e não reclamaram.

Ingredientes:

1 coelho
1 lata de tomate em calda
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
0,5 dl de vinho branco
azeite q.b.



Coloquei o coelho, cortado em pedaços dentro da cuba da master chef. Coloquei todos os ingredientes, e programei, Chef, cerca de 25 minutos. No final, foi só abrir a panela e verificar que estava óptimo.
Acompanhei com um belo arroz de ervilhas: levei a refogar cebola em azeite. Por fim, acrescentei a água necessária à cozedura do arroz. Deitei as ervilhas e deixei levantar fervura. Acrescentei o arroz, temperei de sal, e deixei cozer.

No final, foi só servir este belo coelho, com o arrozinho de "bolinhas verdes"...

Beijinhos a todas com amizade e carinho.

sexta-feira, 5 de março de 2010

ARROZ DE POTAS AROMATIZADO DE COENTROS...

Um arrozinho simples, e rápido de fazer. A bimby veio simplificar tudo.


Ingredientes:

potas limpas cortadas em rodelas
cebola
alho
arroz
azeite
polpa de tomate
coentros picados

No copo da bimby coloca-se a cebola e os alhos. Pica-se na vel.6, até estar a gosto.
Acrescenta-se o azeite e programa-se 8 min., vel.1, temp.100º.
Acrescenta-se as potas cortadas e a polpa de tomate. Programa-se 10 min., vel. colher inversa, temp.100º.

Por fim, acrescenta-se a água necessária à cozedura do arroz. Programa-se 8 min., vel.colher inversa, temp.100º. Acrescenta-se o arroz e volta-se a programar 10 min., vel.colher inversa, temp.100º.
No fim, acrescenta-se os coentros já picados e mexe-se com a espátula.
Serve-se bem quentinho.

Beijinhos a todas com amizade e carinho.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

FILETES DE PESCADA COM ARROZ DE TOMATE MALANDRINHO...

Os filetes são um prato muito apreciado por todos cá por casa. Desde pequena que me lembro de comer os filetes feitos desta forma pela minha mãe...uma delicia.

Ingredientes:

filetes de pescada
limão
2 dentes de alho
farinha de milho
ovo batido
óleo para fritar

arroz
3 tomates maduros
cebola
alho
azeite
sal q.b
1 folha de louro


Tempera-se os filetes de sumo de limão, sal e alho picado. Deixa-se marinar.
Quando chegar a hora de os fritar, é só escorrer a marinada, e passar um a um por farinha de milho e ovo batido (por esta ordem) e fritar em óleo bem quente. Deixar alourar bem de ambos os lados e ir repetindo até fritar todos. Deixar escorrer sobre papel absorvente.

Para o arroz, pica-se a cebola, os alhos e o tomate maduro. Deita-se num tacho com o azeite e a folha de louro e deixa-se refogar lentamente. Por fim, deita-se água necessária à cozedura do arroz. Quando esta levantar fervura deita-se o arroz e deixa-se cozer.
Serve-se bem malandrinho com os deliciosos filetes.


Beijinhos a todas com amizade e carinho.



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ROLO DE PESCADA COM CAMARÃO NO FORNO...

Esta receita retirei do You Tube, fiz-lhe algumas adaptações ao meu gosto. Saiu um belo pratinho.
Mais uma vez usei o rolo de pescada, óptimo para substituir os medalhões.

Ingredientes:

rolo de pescada cortado em fatias, ou medalhões
miolo de camarão
delicias do mar
farinha de milho
pimenta, sal e leite para temperar
coentros picados
alho picado
margarina


Arroz vaporizado



Tempera-se o peixe com leite, sal e pimenta. Deixa-se repousar cerca de 20 minutos.
Decorrido o tempo passam-se por farinha de milho e levam-se a fritar em óleo quente.
Escorrem-se e dispõem-se num pirex de ir ao forno.

Numa frigideira leva-se margarina ao lume e 3 dentes de alho picado. Deixa-se derreter e refresca-se com um pouco de vinho branco. Deixa-se fervilhar, até evaporar o alcóol do vinho.
Por cima do peixe dispõe-se o miolo de camarão, e as delicias do mar cortadas em pedacinhos. Deita-se o molho do alho e da margarina por cima. Vai ao forno até estar completamente cozinhado.
No final serve-se polvilhado com coentros picados e arroz de alho a acompanhar.

Para o arroz coloquei cerca de 500gr de água, um fio de azeite e alhos picados no copo da bimby. Programei temp.100ºC, vel.1, 10 min. Findo o tempo, acrescentei 200gr de arroz vaporizado (fica sempre soltinho), temperei de sal e programei 10 min., vel. colher inversa, temp.100ºC.
Findo o tempo coloquei o arroz num pirex, e servi com o peixinho.







Beijinhos a todas com amizade e carinho.