Mostrar mensagens com a etiqueta APROVEITAMENTOS-CARNES. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta APROVEITAMENTOS-CARNES. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

LASANHA DE CARNE- APROVEITAMENTOS

Este prato é perfeito para aproveitar carnes assadas ou estufadas. Desta vez foi feito na minha mãe, e serviu para aproveitar carne de vaca estufada.



Ingredientes:

sobras de carne
cebola
alho picado
polpa de tomate
1/2 chouriço
placas de lasanha (eu uso as do lidl)

Molho béchamel: 700ml de leite
50 gr de margarina
5 colheres de sopa de farinha



Triturei a carne toda na 123, (não tinha levado a bimby). Fiz um pequeno refogado com a cebola, o alho e a carne picada. Acrescentei um pouco de vinho branco...deixei fervilhar e no fim rectifiquei os temperos.

Fiz o molho bechamel, com os ingredientes indicados. Quando o molho ganha grumos é só passar a varinha mágica, e obtém-se um molho lisinho.

No fundo do pirex coloquei uma camada de molho bechamel, por cima coloquei placas de lasanha, e finalizei com uma camada de carne. Fui repetindo a operação até terminar os ingredientes. Tendo o cuidado de que a última camada seja de molho bechamel.
Polvilhei com queijo mozzarella e levei ao forno a gratinar.
Servimos com uma salada fresquinha.

Beijinhos a todas com amizade e carinho.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MASSA GRATINADA...

Todas quanto me acompanham sabem que por aqui nada se estraga. E desta vez, foi mais um daqueles aproveitamentos, em que se dá uma nova cara às sobras e, que todos comem sem resmungar.

Ingredientes:

sobras de carne (neste caso era carme de vaca assada no forno)
cogumelos frescos
massa a gosto (eu usei um resto de tagliatelle e macarronete)
sobras de paio York

Béchamel:

leite
margarina
farinha
noz moscada
pimenta
sal




Cortei a carne da vaca em pedacinhos. De seguida cortei, também, o paio york.Laminei os cogumelos.
Misturei tudo e levei a alourar ao lume com um pouco de margarina e alho picado.
Coloquei no fundo de um pirex.
No cesto da bimby coloquei a massa necessária. Pus cerca de 800gr de água temperada de sal no copo, coloquei o cesto com a massa e programei temp. 100º, vel.4, 15 minutos.


Por cima da carne e dos cogumelos pus a massa cozida.
No copo coloquei todos os ingredientes do béchamel e progarmei cerca de 8 minutos, vel.4, temp.90º.

Deitei o béchamel sobre a massa e a carne e levei ao forno a gratinar.


Aqui um pratinho já servido, com uma bela salada de alface.

Beijinhos a todas com amizade e carinho.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

EMPADÃO DE COELHO...

O coelho do post anterior sobrou. Por isso havia que lhe dar uma cara nova. E assim foi...


Ingredientes:

Sobras de coelho
batatas
leite
caldo de legumes
margarina
No copo da bimby coloquei o coelho já desfiado. Triturei uns segundos na vel.5. Reservei.
Coloquei no copo as batatas descascadas e um cubo de caldo de legumes. Deitei leite, até cerca de metade do contéudo do copo. Temperei de pimenta e noz moscada.
Programei temp.90º, vel. 1, 25 minutos. Acrescentei a margarina e triturei na vel.4, cerca de 20 seg..



Forrei o fundo de um pirex com um pouco do puré. Por cima coloquei o coelho triturado. Voltei a cobrir com puré.
Levei ao forno a alourar.

Perdão pela minha ausência nos vossos cantinhos, mas o tempo é pouco e a disposição não tem sido das melhores.
Beijinhos.


Beijinhos a todas com amizade e carinho.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EMPADÃO DE CARNE E COUVE LOMBARDA COM ACOMPANHAMENTO DE CROCANTE AROMATIZADO...

Devem voçês estar a pensar: "mas que raio esta rapariga não se farta de lombarda?", pois é, não me farto, sou uma fã desta couve maravilhosa.
E, mais uma vez, vos trago uma receitinha com ela. Inspirei-me no blog da Luísa, e deu um óptimo resultado, para aproveitamento de uma carne que havia sobrado de um almoço de Domingo, na mãezinha.

INGREDIENTES:

sobras de carne (convém que tenha um pouco de molho, como a minha não tinha fiz um leve molho béchamel)
Couve
batatas
cenoura
couve lombarda
fiambre
margarina
noz-moscada, pimenta e sal q.b.

Pão caseiro
azeite aromatizado




Cozi as folhas de lombarda numa panela com água temperada de sal. Reservei.

Coloquei as batatas e a cenoura no copo da bimby. Deitei leite, mais ou menos até meio do conteúdo. Temperei de sal, pimenta e noz-moscada e programei , temp.90º, vel.2, 30 minutos.
No final do tempo, acrescentei uma colher de sopa de margarina e triturei 30seg., vel.4.

Como a carne que tinha não tinha molho, tritureia e fiz um ligeiro béchamel, com 1 colher de chá de farinha, 2 copos da bimby de leite e uma colher de chá de margarina. Programei temp.100º, vel.4, cerca de 2 minutos.

Coloquei a couve no fundo de um pirex, por cima dispus a carne e um pouco de fimbre esfaripado (que envolvi no molho da carne).
Deitei o puré por cima e polvilhei de queijo ralado.
Levei ao forno a 200º, até alourar por cima.

Enquanto o empadão estava no forno, fiz o crocante. Parti o pão em pedaços pequenos, salpiquei-o de alho em pó,e coloquei-o na cuba da actifry. Reguei com uma colher medida de azeite aromatizado, e programei-a 10 minutos.

Um óptimo acompanhamento, que mais uma vez agradeço à Luísa ter partilhado connosco.
No fim foi só servir o empadão com este delicioso pãozinho frito.


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CARNE COM NATAS ACOMPANHADA DE MIGAS DE COUVE E OVO...


Pois é, os aproveiitamentos são recorrentes cá por estas bandas. Aliás acho que em todas as casas se fazem , porque afinal, nada se pode estragar.

Este foi feito num jantar de domingo...tinha sobrado lombo no forno, que a minha mãe tibha feito...e tinha que se lhe dar uma ar mais aprazível, e assim foi...

sobras de carne
batatas para fritar

800gr de leite
200gr de natas
70gr de farinha
60gr de margarina
sal, pimenta e noz moscada q.b.


couve lombarda
3 ovos cozidos
broa aromatizada
azeite
alhos
salsa picada

Piquei a carne na bimby, e acrescentei-lhe um pouco de caldo de carne. Dispus num pirex

Descasquei as batatas, lavei-as bem , até sair água limpa, e sequei-as com uma toalha de cozinha. Pus a fritar na actifry, por cerca de 25 minutos.

Quando fritas coloquei-as em cima da carne. Fiz o béchamel no copo da bimby.
Deitei todos os ingredientes no copo, excepto as natas, e programei, 8 minutos, temp. 90º, vel. 4.

Adicionei as natas e programei mais 2 minutos, à mesma temperatura e velocidade.
Deitei por cima da carne e das batatas, envolvi com a espátula e levei ao forna a gratinar, polvilhado com broa aromatizada.

Na actifry, deitei uns dentinho de alho e azeite...deitei a couve à qual já tinha dado um escaldão, em água a ferver. Cortei os ovos às rodelas e, deitei por cima, com um bom bocado de broas aromatizada. Ligeui a actifry, e deixei estar cerca de 7 minutos. Polvilhei com salsa picada e reguei com um pouco mais de azeite aromatizado.



Um prato diferente , mas que fez um vistão e que ficou bem gostoso.


Beijinhos a todas com amizade e carinho.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MASSA GRATINADA COM CROSTA DE BROA AROMATIZADA...

Este foi o resultado de um aproveitamento de : arroz de pato e massa cozida.

Ingredientes:

sobras de carne (neste caso havia arroz de pato)
massa cozida
salsichas
1 lata de cogumelos
broa aromatizada


leite
margarina
farinha
mostarda
pimenta e noz moscada



Coloquei 1 litro de água na bimby, programei 10 minutos, temp. 100ºC, veloc. 1. No fim, coloquei o cesto com a massa e programei 10 minutos, temp. 100ºC, veloc. 4.

No fim da massa cozida reservei.
Numa frigideira coloquei azeite e alho. Deitei as sobras, os cogumelos e as salsichas.
Coloquei tudo num pirex de forno e misturei este refogado com a massa cozida.

No copo da bimby deitei o leite, a margarina, a farinha, 1 colher de sopa de mostarda, temperei de sa, pimenta e noz moscada. Programei 7 minutos, veloc.4, temp.90ºC.



Envolvi o molho no preparado que já estava no pirex e polvilhei com broa aromatizada.

Levei ao forno até dourar a broa.


Como a minha broa é aromatizada com coentros, dá um gosto muito agradável a qualquer prato.



Beijinhos a todas com amizade e carinho.