Mostrar mensagens com a etiqueta BOLOS E BOLINHOS. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta BOLOS E BOLINHOS. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
BOLO DE BAUNILHA COM SEMENTES DE PAPOILA ENSOPADO DE CALDA DE ANANÁS E COBERTO DE NATAS BATIDAS...
Os posts andam atrasados, por isso este é o bolo de aniversário do meu pai, que fez anos a 29 de Setembro.
Apesar de todo este atraso, vou publicando o que sai daqui desta cozinha.
Ingredientes:
5 ovos
1 iogurte cremoso de baunilha
100gr de farinha
100gr de açúcar
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1 medida do copo do iogurte de óleo
natas para bater
2 colheres de sopa de açúcar
calda:
calda de uma lata de ananás
água q.b.
2 colheres de sopa de açúcar
ananás em lata
A minha paciência para usar a bimby está escassa, com grande pena minha, por isso desta vez optei pela batedeira convencional.
E não fui de modas...juntei todos os ingredientes da massa e bati tudo durante cerca de 5 minutos, ficou uma massa fofa e húmida, bem ao gosto da menina.
Depois foi deixar arrefecer e começar a compôr o bolo de aniversário.
Com o auxílio da mesma batedeira bati as natas em chantilly, com um pouco de açúcar.
Fiz a calda com o sumo da lata do ananás e igual quantidade de água. Acrescentei 80gr de açúcar e levei ao lume. Deixei ferver e depois piquei o bolo todo por cima, com o auxílio de um palito. Reguei o bolo todo com esta calda, de forma a tentar ensopá-lo bem. Deixei arrefecer um pouco e barrei com o chantilly.
Enfeitei com o ananás e polvilhei com canela em pó.
O bolo não ficou tão ensopado como eu queria, mas ficou delicioso. Para a próxima tenho mesmo de o abrir ao meio e ensopar as duas partes do bolo, aproveitando para rechear também.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
BOLO DE BAUNILHA E NATAS ENRIQUECIDO DE PEPITAS DE CHOCOLATE...
Bem depois de alguns dias conturbados no blogger, eis que a mensagem de vírus deixou de aparecer no meu blog.
Já estava em estado de desespero, prestes a desistir deste cantinho.
Mas resolvido o problema, aqui estou eu para vos adoçar a boca.
Ingredientes:
4 ovos
1 pacote de natas
150gr de farinha com fermento
100gr de açúcar
1 medida do pacote de natas de óleo
pepitas de chocolate
1 pudim boca dose de baunilha
Gosto de simplificar as coisas, assim coloquei todos os ingrediente, excepto as pepitas de chocolate, no copo da bimby e bati tudo na vel.4, por cerca de 2 min. Acrescentei as pepitas à massa e envolvi.
Deitei o preparado numa forma de bolo inglês e coloquei mais pepitas por cima. Levei ao forno a 180ºC, por cerca de 35 minutos. No final, verifiquei a cozedura com um palito.
Desenformei quente.
Novo look do blog:
No intuito de cuidar deste cantinho com mais agrado, por motivos pessoais, decidi mudar o look e o nome do mesmo. A morada mantém-se, mas o blog deixou de ser Cozinha da Sónia para passar a ter o meu nome próprio, Sónia Alexandra.
A essência é a mesma, eu sou a mesma, mas precisava mudar. Com a ajuda da Luísa Alexandra o look
mudou e eu gostei. Obrigado Luísa.
domingo, 11 de setembro de 2011
BOLO DE MOUSSE DE CHOCOLATE - BOLO DE ANIVERSÁRIO...
O bolo de chocolate é dos mais apreciados por miúdos e graúdos, e este foi mesmo a pedido do aniversariante.
Um bolo bem ao jeito de uma criança que completou 10 anos.
Ingredientes:
5 ovos
1 pacote de mousse de chocolate instantânea
150gr de açúcar
180gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pacote de natas
1/2 pacote de óleo (medida do pacote das natas)
1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas
gomas
m & m's
escamas de chocolate branco
Coloquei a borboleta nas lâminas da bimby, e pus no copo os ovos, o açúcar e o pó da mousse.
Programei 5 minutos, temp.37º, vel.4,5. Findo o tempo, voltei a programar a mesma velocidade e mais 5 minutos, sem temperatura.
De seguida, acrescentei o óleo e as natas. Envolvi na vel.3, durante 2 minutos.
Por fim, deitei a farinha e o fermento. Programei 2 min., vel.2, e verifiquei se já se encontrava um creme homogéneo.
Deitei numa forma sem buraco, untada e forrada de papel vegetal. Levei ao forno a 180ºC, por cerca de 45 minutos. Verifiquei a cozedura. Desenformei e deixei arrefecer.
Por fim, abri o bolo ao meio com a ajuda de uma faca. Deitei a tablete de chocolate partida aos bocados dentro do copo de bimby (já lavado e seco), e dei-lhe uns toques de turbo.
Acrescentei o pacote de natas, e programei 7 minutos, vel.1, temp.90º.
Recheei o bolo e compus a parte de cima. Cobri-o com o creme de chocolate.
Enfeitei com as escamas de chocolate branco, gomas e m & m's.
Saiu um bolo bem colorido.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
MUFFINS DE IOGURTE COBERTOS DE BOLINHAS 3 CHOCOLATES...
Este tipo de bolinho é sempre bem vindo em casas onde existem crianças. O facto de poderem transportar um bolinho individual, é cómodo. E além disso, têm sempre a vantagem de ficarem bonitos.











Ingredientes:
4 ovos
150gr de açúcar
200gr de farinha
50ml de óleo
1 iogurte natural
1 colher de fermento em pó
bolinhas 3 chocolates (da loja online Cenários Gulosos)

Bati os ovos com o açúcar. até obter espuma. Acrescentei os restantes ingredientes e bati tudo com a vara de arames.
Dividi o creme pelas forminhas pequenas, dispus as bolinhas 3 chocolates por cima. E levei ao forno a 180ºC, até estarem cozidos.








quinta-feira, 11 de agosto de 2011
BOLO DE LARANJA NATURAL...
Ingredientes:
4 ovos
1 copo de sumo de laranja natural
1 iogurte natural
150gr de açúcar
180gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
1/2 copo de óleo (medida do iogurte)
casca da laranja
Triturei a casca da laranja na velocidade 7-8-9. Acrescentei o açúcar e pulverizei nas mesmas velocidades.
Coloquei a borboleta nas lâminas e deitei os ovos. Programei a bimby, 5 minutos, temp.37º, vel.4,5. No final, voltei a programar a mesma velocidade, mas desta vez sem temperatura.
Acrescentei o sumo de laranja, o óleo, a farinha e o fermento.
Envolvi tudo na velocidade 2, até estar um creme homogéneo. Deitei a mistura numa forma, e levei ao forno, a 180ºC, pelo tempo suficiente até estar cozido.
Quando achei que estava pronto testei a cozedura com um palito.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
BOLO DO 7º ANIVERSÁRIO DO TIAGO...
Tenho andado atrasada com os posts do blog, mas não quiz deixar de partilhar com voçês uma data importante. No dia 8 deste mês, o meu menino, completou 7 anos. Um dia feliz e repleto de ternura e amor.
Este foi o bolo (de laranja) que seguiu para a escola. Uma turma cheia de sorte...já que ficou cheia de smarties...
A receita fica aqui:
6 ovos
1 copo de sumo de laranja natural
1 copo de óleo
200gr de açúcar
250gr de farinha com fermento
1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas
Opto por fazer as coisas o mais simples possivel, por issonão fui de modas... Deitei os ingredientes todos no copo da bimby, coloquei a borboleta, bati tudo na velocidade 2, por cerca de 2 minutos.
Deitei num tabuleiro untado e levei ao forno. Verifiquei a cozedura, e quando cozido retirei e desenformei.
Creme de chocolate:
Parti o chocolate em pedaços, deitei numa frigideira antiaderente. Acrescentei o pacote de natas e levei a cozinhar em lume brando. O chocolate vai derretendo lentamente, e torna-se um creme.
Com a ajuda de uma espátula espalhei o creme de chocolate por cima do bolo.
Decorei, generosamente, com os smarties.
Este foi o bolo (de laranja) que seguiu para a escola. Uma turma cheia de sorte...já que ficou cheia de smarties...
A receita fica aqui:
6 ovos
1 copo de sumo de laranja natural
1 copo de óleo
200gr de açúcar
250gr de farinha com fermento
1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas
Opto por fazer as coisas o mais simples possivel, por issonão fui de modas... Deitei os ingredientes todos no copo da bimby, coloquei a borboleta, bati tudo na velocidade 2, por cerca de 2 minutos.
Deitei num tabuleiro untado e levei ao forno. Verifiquei a cozedura, e quando cozido retirei e desenformei.
Creme de chocolate:
Parti o chocolate em pedaços, deitei numa frigideira antiaderente. Acrescentei o pacote de natas e levei a cozinhar em lume brando. O chocolate vai derretendo lentamente, e torna-se um creme.
Com a ajuda de uma espátula espalhei o creme de chocolate por cima do bolo.
Decorei, generosamente, com os smarties.
Subscrever:
Mensagens (Atom)