Mostrar mensagens com a etiqueta COZINHA-ECONÓMICA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta COZINHA-ECONÓMICA. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ABROTEA NO TACHO RODEADA DE COENTROS...

   Uma receita simples, e económica.
    A abrotea é um peixe parecido com a pescada, mas bastante mais saboroso, e a um preço convidativo.
   Para quem não tenha a ideia de como  fazer peixe, sem ser, unicamente, cozido com água e sal, fica aqui esta sugestão, que além de saborosa, é económica.
   Eu servi com arroz de manteiga...mas se preferir pode servir com batata cozida, corada, etc. Fica à vontade de cada um


Photobucket



     Ingredientes:
     Abrotea em postas
     alho em pó
     coentros picados
     sal q.b.
     1 colher de sopa de azeite
     2 colheres de sopa de água.
    Para fazer esta receita usei a Master Chef, pela rapidez, e por cozinhar em pouco liquido. Mas podem sempre usar o método tradicional, bastando, acrescentar um pouquinho mais de água.
    Arranjei as postas de peixe e coloquei na cuba da Master Chef. 
    Temperei de sal, alho em pó e coentros picados. Deitei uma colher de sopa de azeite por cima, e a água.
    Fechei a panela, Programei 15 minutos, função chef. E estava pronto. 
    A Master Chef, cozinha com muito pouco liquido, o que deixa os alimentos suculentos.
    Servi com um arrozinho de manteiga.
Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket

    Beijinhos a todas com amizade e carinho.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

TORTILHA DE FRANGO ASSADO E BACON COM BATATA SAUTÉ...ECONOMIA DOMÉSTICA...

   
        Já estamos no mês de Novembro e daqui ao Natal, é um saltinho. Os dias já são mais pequenos e já agrada o aconchego do lar, ao fim do dia. 
        Mas isto foi, em jeito de desabafo, agora vem a receitinha. Simples é certo, mas deliciosa.

Photobucket


        Um destes dias almoçamos todos, e mandámos vir frango assado da churrasqueira. Sobrou uns pedaços de frango, e como nada se pode estragar fica aqui uma dica de economia doméstica. Um prato simples, económico e que faz o aproveitamento de diversas sobras, criando, desta forma, uma refeição para todos.
     
Photobucket


          Ingredientes: 
 
           fatias de bacon (que tinha congeladas)
           sobras de frango assado desfiado
           batata sauté frita na actifry
           ovos (a gosto)
           salsa picada
          
          
Photobucket


      No fundo de uma frigideira antiaderente coloquei o bacon em fatias.
      Fritei as batatas na actifry, por cerca de 18 minutos.
      Por cima do bacon, acrescentei o frango desfiado. Por cima dispus as batatas fritas.
      Bati os ovos, acrescentei a salsa picada. Deitei sobre as batatas e levei ao lume. Por fim, para solidificar, por cima levei 10 minutos ao forno.
       Servi com uma salada verde.

Photobucket

   Uma refeição económica, e excelente para aproveitamentos. Podem fazer, até com sobras de peixe, legumes, etc. Basta funcionar a imaginação e a vontade de não estragar alimentos.

Photobucket


Photobucket

     Beijinhos a todas com amizade e carinho.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FRITADA DE FRANGO COM BATATA RISSOLÉ E CASTANHAS, AROMATIZADA DE COENTROS...



     A ideia deste prato veio de uma falta de imaginação, e vontade, de cozinhar um frango que havia descongelado. À hora de almoço, como é hábito, tentei adiantar o jantar...mas a imaginação foi-se e nem tão pouco me apetecia puxar pela cabeça.
     Não fui de modas...pus o frango com um pouco de água e sal dentro da Master Chef, programei 30 minutos (era frango do campo, se for de aviário convém ser menos tempo), e deixei-o cozer.

      Quando cheguei a casa,foi só retirar o frango da panela e desfiar.

Photobucket

Photobucket


         Ingredientes:
  
       frango desfiado
       alho em pó (foi para despachar)
       azeite q.b
       1 folha de louro
       1 colher de sobremesa de colorau (pimentão doce)
       
       batata rissolé (batata em cubos)
       castanhas congeladas 
       coentros picados (eu usei dos congelados)

      Defiei uma parte do frango e coloquei dentro de uma frigideira antiaderente. Enquanto isso, coloquei as batatas e as castanhas, polvilhadas de sal fino, na actifry. Esta programei-a por cerca de 15 minutos.
      Ao frango acrescentei o alho em pó, o azeite, a folha de louro e o colorau. Alourei o frango desfiado, em lume brando.
       No fim das batatas e das castanhas prontas, acrescentei tudo ao frango, e envolvi. Polvilhei com coentros.
     
 
Photobucket


Photobucket


Photobucket


     Ficou com excelente apresentação e com um sabor delicioso. 
     Também podemos usar,  esta receita,  como aproveitamento de sobras de frango.

Photobucket


Photobucket


Photobucket


     Beijinhos a todas com amizade e carinho.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MASSA GRATINADA COM CROSTA DE BROA AROMATIZADA...

Este foi o resultado de um aproveitamento de : arroz de pato e massa cozida.

Ingredientes:

sobras de carne (neste caso havia arroz de pato)
massa cozida
salsichas
1 lata de cogumelos
broa aromatizada


leite
margarina
farinha
mostarda
pimenta e noz moscada



Coloquei 1 litro de água na bimby, programei 10 minutos, temp. 100ºC, veloc. 1. No fim, coloquei o cesto com a massa e programei 10 minutos, temp. 100ºC, veloc. 4.

No fim da massa cozida reservei.
Numa frigideira coloquei azeite e alho. Deitei as sobras, os cogumelos e as salsichas.
Coloquei tudo num pirex de forno e misturei este refogado com a massa cozida.

No copo da bimby deitei o leite, a margarina, a farinha, 1 colher de sopa de mostarda, temperei de sa, pimenta e noz moscada. Programei 7 minutos, veloc.4, temp.90ºC.



Envolvi o molho no preparado que já estava no pirex e polvilhei com broa aromatizada.

Levei ao forno até dourar a broa.


Como a minha broa é aromatizada com coentros, dá um gosto muito agradável a qualquer prato.



Beijinhos a todas com amizade e carinho.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

SALADA DE ARROZ FRIA...



A SAGA DOS SALGADINHOS, ainda não terminou, mas não vos quero estar uma semana a bombardear com eles, por isso vou intercalando com outras receitinhas.
Lembram-se do arroz de ervilhas que servi com os croquetes??? Pois é , sobrou um bocado... e precisava de uma refeição rápida.
Por isso ao olhar para o restinho do arroz decidi que tinha de o transformar...
E com o arroz e:
Milho cozido
delicias
1 lata de atum
150gr de miolo de camarão

Fiz esta saladinha. Foi só misturar tudo, antes já havia cozido o miolo de camarão no microondas, e temperar de azeite, vinagre(pouco), e um pouquinho de pimenta.


Beijinhos a todas com amizade e carinho.
Sónia Alexandra

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SALSICHAS À BRAZ...



E porque estamos em tempo de férias e as crianças nem sempre são fácei à hora da refeição, aqui fica uma sugestão bem a o gosto de pequenos e graúdos.



Com uma ou duas latas de salsichas podem se fazer milagres, para que estes pestinhas comam sem reclamar...
Cortei as salsichas em rodelinhas...fiz um pequeno refogado com alho em pó e azeite...deitei as salsichas e um bom bocado de batata palha (a quantidadefica ao gosto de cada um)...mexi bem.
Bati uns ovos, aos quais acrescentei um pouco de salsa picada(não coloquei sal, porque as batatas já têm muito sal), pimenta (pouca) e um pouquinho de leite (serve para amaciar as batatas).
Deitei os ovos sobre as salsichas e a batata e envolvi tudo muito bem...deixando cozinhar os ovos...
E pronto o pequeno comeu sem reclamar e nós descansamos mais da nossa cabecinha.

Beijinhos a todas e desejo-vos uma óptima semana.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PATANISCAS...




Olá, minhas lindas...agora além da falta de disposição, acresceu também a falta de tempo para estas lides. No entanto, quero vos dizer que não me esqueço de ninguém e que visito todas(deixando comentário), alternadamente, embora com menor frequência.
Obrigado por todas as demonstrações de carinho e amizade que me têm dado. Beijinhos doces a todas.

Esta é uma receitinha que me faz lembrar a minha avó...um aproveitamento, geralmente feito com bacalhau, mas que pode ser confeccionado, quer com peixe, frango ou aquilo que vos der na real gana...basta imaginação.

Estas foram feitas para aproveitar uma posta de peixe estufada que ninguém queria, mas que para o lixo não ia, de certeza...

E é simples...desfiei o peixe, bati uns ovinhos com o garfo...acrescentei o peixe desfiado, salsa picada, um pouquinho de alho em pó e...temperei de sal e pimenta...deixei aquecer o óleo...fritei as pataniscas às colheradas no óleo quente...servi com um arrozinho de feijão e salada de alface.
Espero que apreciem esta sugestão que de tão simples se torna deliciosa.

BEIJINHOS A TODAS COM MUITA AMIZADE E CARINHO.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

SUGESTÃO DE FIM DE SEMANA...



Tenho andado ausente por estas bandas, e desde já peço desculpa pela falta de comentários nos vossos cantinhos, mas a disposição não tem sido muita. Há alturas que não nos apetece fazer nada, e eu ando numa dessas alturas difíceis.
Mas, assim que tiver mais uma disposiçãozita, voltarei aos vossos cantinhos com toda a amizade que vos tenho.

No entanto não queria deixar passar a semana sem vos deixar a sugestão de fim de semana, que desta vez recaiu sobre uma receitinha que nos foi dispensada por uma cliente da loja, realmente temos muita sorte com as clientes que temos, que acabam por ser uma extensão das nossas amizades.
Então aqui fica a receitinha...simples e deliciosa...

TIRAS DE POTA À ALENTEJANA

1 kg de tiras de pota
1 kg de amêijoa com casca
2 colheres de sopa de massa de pimentão
azeite q.b.
coentros e salsa picada q.b.
como acompanhamente servi umas batatinhas fritas, FEITAS NO FORNO, claro está...

Temperei as tiras de pota com massa de pimentão, antes havia cortado em cubinhos...
deitei um pouco de alho em pó e azeite num tacho e fritei as potas...deixei fritar bem dando a volta com uma colher de pau...Por fim acrecentei as amêijoas já lavadas e deixei apurar, mexendo de vez em quando...polvilhei com salsa e coentros picados.
Servi com a dita batata frita no forno e com uma saladinha de alface e tomate.
ax




BOM FIM DE SEMANA A TODAS. BEIJINHOS COM MUITA AMIZADE E CARINHO.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

MASSA COM BACON E COGUMELO...MAIS UMA DAQUELAS RECEITAS PRÁCTICAS E RÁPIDAS...

Ppois é amigas, quando há pouco tempo e se precisa de uma refeiçao...mete-se mãos à obra...é so pôr alho numa frigideira antiaderente, com um pouco de margarina...salteia-se o bacon com os cogumelos...enquanto isso coze-se a massa e escorre-se...mistura-se bem e serve-se. UMA DELÍCIA.