domingo, 23 de outubro de 2011

RISSOIS DE FILETE DE PANGA E CAMARÃO AROMATIZADOS DE RAMA DE COENTROS...COMO ACOMPANHAMENTO UM BELO ESPARREGADO DE ESPINAFRES...


      Primeiro que tudo, perdão pela qualidade de algumas das fotos...digamos que a minha máquina, de vez em quando, se revela cansadita. Ao fim de alguns anos de trabalho intenso é natural que ela se recuse a trabalhar, devidamente,  algumas vezes.
      Mas dá para tirar a ideia, por isso fica aqui mais uma receitinha.
      Os salgadinhos e todo o tipo de comida saborosa e simples são de minha eleição.
       Gosto de simplificar as coisas, por isso gosto de usar os ingredientes de forma inteligente...mesmo aqueles, que à partida não teriam determinado fim.
       O filete de panga entrou no mercado e veio para ficar. De textura e sabor suave, torna-se verdadeiramente versátil e económico. Com alguma imaginação podemos transformar simples filetes em refeições de apresentação agradável. Estes o fim foram os rissois, e optei por aromatizar com coentros e não me arrependi.
      Como acompanhamento um belo esparregado de espinafres...ao alcance de qualquer um mesmo quando não há espinafres frescos...para este fim os congelados são perfeitos e económicos...que é o que,  neste momento, qualquer família precisa.


Ingredientes:

filetes de panga


camarão cozido e descascado

água de cozer o camarão

farinha q.b.

leite q.b.

sal, pimenta e noz moscada q.b.

alhos picados

azeite q.b.

coentros picados



   Optei por não cozer os filetes. Deixei descongelar e cortei-os em pedaços grandes. Num tacho deitei os alhos picados e o azeite. Deixei o azeite aquecer e estufei os filetes neste azeite aromatizado de alho, tapei o tacho e deixei cozinhar em lume brando.
 

Acrescentei o camarão já descascado e adicionei um pouco de farinha, e de seguida, acrescentei água de cozer o camarão, e leite na medida necessária para criar um béchamel cremoso.

Deixei cozer a farinha e fui acrescentando líquido na medida que achei necessária (tudo depende do gosto de cada um, eu gosto do recheio bem cremoso).

Por fim, temperei com sal, pimenta e noz moscada. Acrescentei os coentros picados. Reservei



      MASSA:




250gr de água

250gr de farinha

30gr de margarina

5gr de azeite

1 pitada de sal



    Coloquei todos os ingredientes, excepto a farinha, no cpo da bimby. Programei cerca de 5 minutos, temp.100º, vel.1.


No final do tempo, acrescentei a farinha e programei 20 seg, vel.4.

Retira-se a massa e amassa-se com as mãos.

Estende-se com o rolo da massa e moldam-se os rissois com a ajuda de um corta massas, um copo, uma chávena...o que se tiver à mão.

No fim é só passar por ovo e pão ralado, dispor num tabuleiro e congelar.



   Esparregado:

espinafres
leite
sal q.b.
farinha q.b
pimenta e noz moscada q.b



O esparregado também é bastante simnple de fazer...usei espinafres congeladosdos e dei-lhes um escaldão no microondas...


Fiz um refogado com alho e azeite e deitei lá os espinafres...deixei saltear..triturei com a varinha mágica, acrescentei o leite e a farinha (tudo a olhómetro)...temperei de sal, pimenta e noz moscada...




10 comentários:

Rico disse...

Que delicia inigualável...yum yum rissóis e esparregado que boa combinação, o esparregado ajuda a cortar o pouco da gordura de fritar os rissóis embora estes note-se que foram bem escorridos e estão sequinhos (com muita pouca gordura) mas sim...e os sabores WOW.

Bom Posting

Luisa Alexandra ♥ disse...

Adorei tudo!

A Paixão da Isa disse...

e ficaram muito bons parabens beijinhos e bom domingo

Tixa disse...

Tem muito bom aspecto!

Rachel disse...

Já fiquei com água na boca, gostei muito da tua refeição.
Bjs

mfc disse...

Eu acho os filetes de peixe gato são saborosíssimos apesar da campanha falsa (http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm ) que acompanha a sua comercialização!
Cá em casa continuamos a consumir.

Xana disse...

Ficou uma refeição perfeitinha :)
beijoca

lili disse...

que rissois lindos e aptitosos!!
um beijinho grande

. disse...

Olá,
Visitamos agora teu blog e achamos muito simpático. Somos um portal de foodbloggers especializados em divulgar gratuitamente blogs da área de culinária, e gostaríamos de lhe convidar a fazer um cadastro clicando aqui ou visite o nosso portal Foodbrasil.net

Romy disse...

Que refeição deliciosa Sónia!!!
Bem como eu gosto :-)

Bjokas e bom domingo