domingo, 21 de setembro de 2008

PEIXINHO À MODA DE BACALHAU COM NATAS....

Ontem o jantar foi na mãezinha, mas como eu gosto muito de cozinhar, fui eu que o fiz.
Esta versão é a do bacalhau com natas que eu costumo fazer, mas por vezes, adapto ao peixinho e fica igualmente saboroso. É sempre uma forma de variar.

Então pegámos nuns filetes de panga (lá estão novamente os ditos filetes) que a minha mãe lá tinha, e fizemos um refogado com a cebola, o alho, o louro e o azeite. Deitamos para dentro do dito refogado os filetes todos aos pedacinhos e deixamos cozinhar. Ao contrário do bacalhau, o peixe deita sempre um pouco de água. No fim de refogar bem, só tem de se acrescentar uma colher de sopa de farinha para engrossar o molho. Tempera-se com sal e pimenta.
À parte, fritam-se, ligeiramente, umas batatas as rodelas e dipõem-se sobre o peixe, que entretanto já havia sido colocado num pirex.
Faz-se o molho bechámel com cerca de 700 ml de leite, 60gr de margarina, e 5 colheres de sopa de farinha. No fim do béchamel pronto, acrescenta-se um pacote de natas, e tempera-se com noz moscada, pimenta, sal e 2 colheres de sopa de mostarda. Se o molhinho não estiver bem lisinho, é simples, passem pela varinha mágica... é remédio santo...
Deita-se o molhinho por cima de todo o preparado que já está no pirex, polvilha-se com pão ralado e vai ao forno a alourar.
Nós servimos com uma saladinha de alface que sabe sempre bem.

6 comentários:

claudia disse...

Concerteza que ficou delicioso!

moranguita disse...

boa noite sonia.
eu adoro bacalhau com natas:-) mas olhe que este teu peixinho deve ter ficado uma delicia. eu nunca vi esse peixe a venda tenho de procurar.
beijinhos e boa semana moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

Unknown disse...

Com filetes tambem deve delicioso!!

Bjs
carla

Amores da minha vida disse...

Sabes amiga, tu tens um dom. És a rainha das cozinheiras e a fada da amizade. Bjos

inspirações da Jô disse...

Fez janta pra mamãe!!!Crei oque foi uma delícia, e mais por estar junto com seus queridos, afinal reuniões familiares são uma maravilha!!!
Beijos querida e uma linda semana pra ti e sua linda família!!!!

Andrea disse...

Humm... que bom que deve ter ficado! Bjs!*