sexta-feira, 1 de agosto de 2008

EMPADAO DE PEIXE...


Ca em casa, os empadoes sao muito apreciados, nao so rendem muito, como e uma refeicao saborosa e, que pode ser ficar de uma refeicao para a outra dentro do frigorifico. Assim, quando se chega a casa cheio de pressa e so aquecer.
Desta vez fiz de peixe.
3 filetes de panga (tambem se pode usar qualquer outro filete, ou se preferir, qualquer outro peixe desde que limpo de pele e espinhas)
1 kg de batatas
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1/2 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 colher de sopa de farinha maisena
sal, pimenta e noz moscada q.b.
1/2 pimento
salsa ou coentros picados
1 gema de ovo
leite q.b.
1 colher de sopa de margarina
Cozer as batatas em agua e sal. Fazer o pure com a batata passada pelo passe vite, o leite e temperar com sal, pimenta, noz moscada e a colher de margarina. Reservar.
Fazer um refogado com a cebola, os alhos, o azeite e o tomate. Acrescentar os filetes cortados aos pedacinhos, o pimento, as 2 colheres de polpa de tomate e borrifar com vinho branco. Deixar evaporar o alcool, estufando lentamente. Desfazer a colher da sopa de maizena num pouco de agua, e deitar no refogado. Temperar com sal, e com a salsa ou os coentros picados. Deixar engrossar um pouco. Num pirex, espalhar um pouco de pure de batata no fundo. Por cima, espalhar o refogado do peixe. Completar com o restante pure, por cima do peixe e, pincelando com a gema batida. Levar ao forno a alourar.
Eu servi com uma saladinha de alface.

2 comentários:

carmencita disse...

Prato único e delicioso, mais uma que aprendí, para fazer com peixe.Grata e um óptimo fim de semana.Bjss

moranguita disse...

Sonia o teu empadao esta uma maravilha. eu adoro empadao e la em casa tambem é feito de forma a aproveitar as sobras de carne ou peixe. Eu adoro e já ha muito tempo que nao como. Deu-me vontade de fazer.
Bom fim de semana.
Beijinhos
moranguita
http://docesdamoranguita.blogpot.com