sexta-feira, 31 de outubro de 2008

E JÁ ESTAMOS NOS SANTINHOS...

"Bolinhos., bolinhos...pela alma dos seus santinhos...", quem é que não se lembra desta lenga lenga que todos usavamos pelas portas de amigos, vizinhos e familiares? Estamos noutros tempos, mas tudo isso deixou saudade e o cheirinho das broas, acabadas de fazer, emanando pela casa toda cria uma nostalgia... Os nossos filhos ainda podem fazer o mesmo, mas já não com o à vontade e liberdade que nós o faziamos. Assim para que todos nós possamos recordar esses tempos, e o meu filho possa levar os bolinhos á familia...e que também possamos adoçar a boca...decidi fazer as broas.

BROAS DE MEL

300gr de açucar amarelo
250 ml de azeite
500ml de água
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de erva doce
1 colher de sobremesa de canela
uma pitadinha de sal
1/2 kg de farinha de trigo
250 de miolo de nozez picado grosseiramente.


Leva-se ao lume o açúcar, a água, o azeite, o mel, a canela, a erva doce e uma pitada de sal.
Deixa-se ferver. Assim que começar a ferver, retirar do lume e acrescentar a farinha, até envolver bem.
Vi novamente ao lume até a massa descolar do tacho. Retira-se do lume e acrescenta-se as nozes. Deita-se a massa numa pedra e deixa-se arrefecer um pouco. Com as mãos moldam-se pequenas broas que vão ao forno, em tabuleiros untados, a alourar cerca de 20 minutos. Passam-se por açucar, ainda quentes.



Eagora minhas amigas deliciem-se com uma broa e um cafézinho. Tenham uns bons santinhos.

8 comentários:

Maria João disse...

Hmm Sónoa devem estar deliciosas essas broinhas. Por acaso nunca apreciei muito as que se compram nas pastelarias, mas vou já guardar esta tua receita para experiementar.
Bjinhos

Xana Bértolo disse...

Estou como a Maria João, tudo o que é caseiro tem 1 aspecto mais apetitoso :)
bjihnus

Sandra disse...

Ai, ai agora abriste-me o apetite!

Beijinho Sónia e bom F D S muito docinho!


Sandra (Clube da Conversa)

Carla disse...

hum que bom... desde que a minha avó materna faleceu (à 3 anos) que cá em casa não há docinhos... mas havia sempre rabanadas... e ainda me lembrei de fazer mas cá em casa está tudo doente... quando melhorarem eu faço. beijinhos grandes e desculpa a minha ausencia

sweety disse...

olaa obrigado por teres passado no meu blog A xana é uma querida foi das primeiras a visitar o meu cantinho.

Essas broas tem mto bom aspecto pareces filhoses he he qualquer dia exprimento. vou-te colocar na minha lista de blogs :)

Beijinhos

Nela disse...

Santinhos Santinhos, olha amiga minha filha fez anos no dia um dia de todos os Santos, já viste a sortuda? um dia que ´e sempre feriado, este ano estivemos mal, foi a um sábado, mas viste como eu trabalhei bem?assim nunca trabalha no dia dos anos rsrsrs, as tuas broas têm uma cara! sabes que tudo acabe infelizmente, em Leiria terra do meu marido é que ainda fazem os bolinhos, tenho uma cunhada que faz uns bons demais.E guada os para quando lá vamos, porque se come muito bem mais rijos, têm erva dôce. Boa semana beijinhos.

carmencita disse...

Menina, eu que estou numa abstinência de doce (regiminho)vendo essas broinhas, me deu uma vontade, aceito algumas e uma xícrinha de café, é tudo que estou precisando adoro boas.Bjss

Nela disse...

Sóninha, passa pelo meu blog, que tenho um mimo para ti, caso ainda não o tenhas.Beijos amiga.