domingo, 15 de março de 2009

BOLO DE BOLACHA...

Esta receitinha vi no blog de Nani, http://receitas-nani.blogspot.com/ ou mais conhecido por "Manjar de ideias doces e não só...desde já agradeço a esta amiga ter partilhado esta receitinha connosco...que é de facto uma delícia...
E então não fui de modas, tratei de pôr a receitinha em prática, embora com algumas alterações...e também foi este o bolinho que serviu de base para o bolo de aniversário da Maria Inês, abaixo postado...ficou um bolo de anos original...

Ingredientes: 1 lata de leite condensado cozida(levei a panela de pressão por cerca de 30 minutos e deixei arrefecer)
3 pacotes de natas
8 folhas de gelatina
café q.b.
bolacha maria q.b.
nozes q.b e cocô ralado

Demolhei as folhas de gelatina em água fria. Enquanto isso, bati as natas em chantilly, acrescentei-lhe a lata de leite condensado cozido...derreti as folhas de gelatina, no fim de escorridas, no microondas e acrescentei ao preparado das natas e do leite condensado. Depois foi só montar o bolo...demolhei as bolachas em café e dispus no fundo da forma de fundo amovível, coloquei uma fina camada do creme, outra camada de bolacha molhada no café, outra de creme ...e assim sucessivamente, até os ingrediente terminarem, tem que se terminaar com uma camada de creme. Foi ao frio cerca de 12 horas...desenformei e decorei com cocô ralado e metades de nozes...

--------------------------------------------------------------------------------------------------


O bolo da Maria foi feito assim mas como dobro dos ingrediente...e fiz num tabuleiro...engenhoca para desenformar na perfeição: Forrei o dito tabuleiro com papel vegetal, com pontas grandes a saírem dele...fiz uma base em cartão duro do tamanho do fundo do tabuleiro e pus sobre o papel vegetal...sobre essa base ainda pus outra folha de papel vegetal a forrar o tabuleiro...a ideia era no fim do bolo solidificado, puxar pelo papel vegetal do fundo, com o auxílio do outro, e trazer a dita placa de cartão direitinha com o bolinho intacto lá em cima. E não é que deu resultado????
O cocõ corei-o com corante alimentar cor de alperce, e deixei secar...
Como corar cocô? Então utilizem cocô seco e ponham dentro de uma caixa que se possa tapar...diluam o corante em um "niquinho de água", e deitei sobre o cocô...fechem a caixa com a tampa e agitem, energéticamente, a caixa de modo a misturar bem o cocô com o corante. Dispor sobre uma superfície plana, por exemplo um pirex...e deixar secar de um dia para o outro...no fim é só utilizar...
E foi assim que o da Maria foi feito...as decorações foi a mãe dela que encontru numa florista, e nós adaptámos...

13 comentários:

Isabel Pisoeiro disse...

Ui eu adoro bolos de bolacha!! O teu ficou divinal, já comia uma fatia!! :P Que lindo ficou!! Bjinhos.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

esse bolo esta a pedir para ser feito cá em casa!!he...he...
adorei etá lindo!bjs e boa semana

Maria João disse...

Estive mesmo para fazer um bolinho de bolacha ontem. Mas ando tão preguiçosa:) Esse teu deve estar uma delicia!!
Sónia, tens mesmo de me ensinar! Eu nunca fui mãe antes!!!

Angela Fernandes disse...

Hhhhmmmmmmmm eu amo bolos de bolacha!!

A minha avó também faz uma sobremesa de bolacha divinal!!

Um dia destes partilho a receita (quando a encontrar ou quando pedir à minha avó).

Obrigada!!

Beijinhos

Ana Rita disse...

Humm . . . . . . ADoro bolo de bolacha :)
A avaliar pelo aspecto devia estar delicioso :)

Bjs e boa semana :)

Nela disse...

aMIGA QUERIDA, OBRIGADA PELOS VOTOS DE BOA SEMANA, JÁ TE ENVIEI MAIL, ANDO ABORRECIDA...olha o bolo que a minha filha mais adora é o de bolacha, mas acreditas que só come com creme de manteiga? é verdade amiga ainda á pouco o disse á Nani, já fiz de outras formas tb com natas, e até minha cunhada já trouxe outro feito diferente, mas ela está SEMPRE A PEDIR O MESMO...MANTEIGA MAGRA CLARO, COME UM POUCO DOS OUTROS MAS SÓ PARA PROVAR MESMO, AGORA NÃO O FAÇO HÁ UM TEMPO E ELA PEDE, EMBORA O SAIBA FAZER DIZ QUE OS MEUS SAEM MELHOR...santa paciencia, o teu e depois de tudo o que escrevi e maior parte das pessoas me recremina, mas eu sou assim mesmo, não preciso de me armar no que não sou, sou comunicativa, e quem não gostar que ponha de lado mesmo,o bolo da Inês ficou lindo, e já estou a ver toda a gente a lamber os dedos...beijinhos querida gosto mto de ti.

Anónimo disse...

Que delícia,querida!
Amo bolo de bolacha...
Vou experimentar.
Beijoo.
isa.

moranguita disse...

esta muito bom este bolinho. eu ja tinha visto a receita e fiqui de olha e agora ainda mais depois de vir aqui o teu bolinho de bolacha.
beijocas inda e uma boa semana

Sandra disse...

Adoro bolo de bolacha amiga, tenho de experimentar!

O bolo da Maria Inês estava um espectáculo ;-)

Beijinhos grandes p ti e p o Tiaguinho

Cousas Giras disse...

uhmmmmmmm tem tão bom aspecto!!! :))
Vou experimentar!! :))

Natália Eleutério disse...

Fico feliz que tenham gostado, adorei as dicas para o fazer quadrado, é também o preferido cá de casa nos aniversários e entre os convivas, bjs.

Paula disse...

Fiz este bolinho de bolacha e ficou uma delícia. Obrigada pela receita.

Rico disse...

Parece que todos os tugas que tem blogue tem de fazer o nosso famoso bolo bolacha, ate eu fiz um mas todos nos fazemos diferente...O teu esta muito melhor que o meu que delicia.aposto que se foi todo no mesmo dia hehe :D