sexta-feira, 20 de abril de 2012

RISSOIS DE CARNE-APROVEITAMENTOS...


      Os salgados, dos quais destaco os rissois e croquetes, são sempre um forma práctica de desenrascar refeições rápidas e ligeiras. O meu filho é perdido por rissois, sejam eles do que forem.
      Faço imensas vezes, e os meus favoritos são os de peixe e bacalhau, mas os de carne são uma boa opção para fazer aproveitamentos de carnes. Quantas vezes, nos sobra carnes de outras refeições e que não dá para fazer outra. Assim, tenho por hábito ir congelando as sobras, já picadas, e depois é só juntar e fazer o recheio.
      E, estes que aqui apresento, são exactamente o resultado desses aproveitamentos.

       Ingredientes para o recheio:

       sobras de carnes já cozinhadas
       1 ou 2 fatias de bacon picadas
       azeite
       alhos picados
       leite
       farinha
       pimenta e noz moscada
       salsa picada

       Pico uns dentinhos de alho e coloco no tacho com um pouco de azeite. Deixo refogar ligeiramente e acrescento a carne já toda triturada.
       Envolvo bem e farinha, e vou adicionando o leite. Tudo isto eu faço sem medidas, perdão, mas aqui o olhómetro funciona muito. Vou acrescentando farinha e leite, até o recehio ficar com a consistência desejada, e eu adoro rissois cremosos.
       Quando está ao meu gosto tempero de pimenta e noz moscada, rectifico o sal, e polvilho de salsa picada.

       A massa dos rissois, desde que tenho a bimby, é do mais simples e práctico de fazer.

      250gr  de farinha
      250gr de água
      5gr de azeite
      30gr de margarina
      1 pitada de sal

      Coloquei todos os ingredientes, excepto a farinha, no copo da bimby. Programei cerca de 5 minutos, temp.100º, vel.1.

No final do tempo, acrescentei a farinha e programei 20 seg, vel.4.

Retirei a massa, amassei-a com as mãos.

Estendi com o rolo da massa, recheei pedaços de massa, fechei e cortei com uma chávena.

No fim é só passar por ovo e pão ralado, dispor num tabuleiro e congelar.


 Eu, geralmente, faço em quantidade para que possa congelar e confeccionar sempre que necessário.

    

      

Add caption


6 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que interior fantástico! Eu já comia um!!!!

O Cantinho da Sophia disse...

Estes rissóis estão perfeitos. O interior então, está mesmo apetitoso!
Beijinhos e bom fim-de-semana

Barbara Lopes disse...

aiii que deliiiciaaaa !
Amo risolis hihihihih de carne, frango, só nao gosto de palmito...

Se eu fosse sua vizinha, iria lachar na sua casa AHAHAHAH


suuuper folgadinha né
rsrs

ótima sexta feira !

mfc disse...

Adoro aproveitamentos... e são tão úteis saber como os fazermos nas nossas cozinhas!!

Beijinhos e bom fim de semana.

Marta Cunha disse...

Ficaram mesmo cremosos os teus rissóis e assim não se desperdiça nada. Beijocas e Bom fim-de-semana.

Andreia disse...

Que lindos que estão estes rissóis! Sempre foi uma receita que me fez medo e ainda não experimentei. Já guardei a sua receita para um dia me aventurar. Muito obrigada pela partilha :)