segunda-feira, 21 de julho de 2008

ROLO DE CARNE COM FARINHEIRA



No fim da semana passada, fiz este rolinho de carne . E uma receitinha muito apreciada ca em casa. Tanto podem fazer com a farinheira, como com chourico. Foi-me ensinada por uma senhora amiga(tambem ela grande apreciadora de tudo o que diz respeito a cozinha).
Ela tambem costuma por no meio do rolo umas fatias de fiambre e queijo, eu prefiro assim simples. Deixo-vos aqui a receitinha, para que seja mais facil experimentarem.
ROLO DE CARNE COM FARINHEIRA
650gr de carne de vaca picada( tambem pode por metade vaca e metade porco)
1 farinheira
1 ovo
1 paozinho demolhado em leite
pao ralado q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.
salsa q.b.

Patir o paozinho aos pedacinhos e po-lo de molho em cerca de 2dl de leite a ferver. Quando estiver bem embebido passa-lo com a varinha magica, ate se apresentar em polme, reservar.
Por a farinheira de molho em agua quente, para amolecer. Enquanto isso, colocar a carne picada numa tigela e tempera-la com sal( cuidado porque a farinheira ja tem sal ), pimenta e nozmoscada. Abrir a farinheira e misturar todo o conteudo com a carne picada, amassando bem.
Quando a farinheira e a carne estiverem bem envolvidas, adicionar o polme que resultou do pao e do leite, e o ovo. Amassar tudo muito bem, verificar temperos e acrescentar a salsa picada. Envolver tudo muito bem.
Pincelar uma folha de aluminio com oleo e em cima formar com a carne um rolo. Sobre o rolo dispor umas nozinhas de margarina. Fecha-se o papel de aluminio e vai ao forno. Passados cerca de 45 minutos verificar se esta cozido, abrindo o papel. Abrir o aluminio e deixar corar mais 10 minutos.
Cortar as fatias e servir. Eu servi com arroz branco e uma saladinha.



2 comentários:

moranguita disse...

O teu rolinho de carne ficou muito bonito.
acho que vou experiemntar mas com chouriço. nao gosto de farinheira:-)
beijinhos
http://docesdamoranguita.blogspot.com

raquel disse...

hum... a farinheira dece dar um toque especial e bastante saboroso! =)
vou apontar a receitinha!**