quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BOLO DE AMÊNDOA RECHEADO DE BAGE CREMIM COM COBERTURA DE MERENGUE E AMÊNDOA TORRADA...

Antes de mais quero agradecer a todas as meninas, que ontem me deixaram palavras de carinho e amizade. Foi um dia realmente espaecial, e voçês fizeram com que fosse ainda mais especial. Não me canso de dizer que as amizades que tenho criado por aqui, são únicas. Podemos nunca nos ter visto, mas a empatia que criamoa é, de facto, uma preciosidade na nossa vida. Sei que posso contar com voçês, esteja triste ou alegre, sei que têm sempre uma palavra amiga para mim. E isso é de valor, MUITO OBRIGADO!

E como havia prometido, deixo hoje a receitinha do meu bolo de aniversário. Surpreendeu-me pela positiva e aconselho, vivamente, a quem quizer experimentar. Nos próximos dias deixarei as restantes receitinhas prometidas.

Ingredientes:

5 ovos
100gr de amêndoa com pele
1 iogurte
1 medida de óleo
2 medidas de açúcar
2 medidas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento


bage cremim (creme de pasteleiro a que se junta, apenas, água e açúcar)
4 claras
amêndoa sem pele
4 colheres de sopa de açúcar


Coloquei a amêndoa com pele no copo da bimby e pulverizei 30 seg., vel.5-7-10.
Deitei o açúcar e voltei a pulverizar 30 seg., vel.5-7-10.
De seguida, acrescentei os ovos e programei 5 min., vel.4, temp.37º. Findo o tempo voltei a programar, mais 5 min., á mesma velocidade e temperatura.

Acrescentei o iogurte e o óleo e programei 30 seg., vel.6. Deitei a farinha e o fermento e programei 30 seg. vel.6.
Deitei o preparado numa forma de silicone sem buraco e levei ao forno a cerca de 180º, até verificar que estava cozido.

No fim da cozedura, retirei do forno e deixei arrefecer completamente.
Por fim, desenformei. Abri o bolo ao meio e recheei com o baje cremim.
Este preparei da seguinte forma:

8 colheres de sopa de baje cremim
8 colheres de sopa de açúcar
16 colheres de sopa de água fria

Foi só juntar tudo e mexer bem, com o auxílo de uma vara de arames.


Este creme obtive através da Casa Januário no Porto. Enviei email e eles enviaram à cobrança. Já tinha visti em vários blogues, e esta foi a minha primeira experiência com este preparado. E tenho a dizer-vos que além de bom, é super práctico e não é caro.
Mas continuando...
Recheei o bolo com este creme amarelinho e compus.
No meu speedy-chef da tupperaware (outra maravilha) bati as claras em castelo. Acrescentei 4 colheres de sopa de açúcar e bati mais um pouquinho (apenas para misturar bem o açúcar).


Triturei amêndoa da cobertura no copo da bimby, durante uns segundos, até estar a gosto. Esta amêndoa esra sem pele. Coloquei num tabuleiro e levei ao forno a torrar.

Com o merengue das claras barrei o bolo todo e polvilhei com a amêndoa torrada.

Levai ao forno a 180º, o tempo suficiente para cozer o merengue (fica douradinho).
O bolo ficou extremamente fofinho e nada enjoativo. Aconselho.

Quem quizer experimentar o beje cremim, contacte a Casa Januário. Ontem a Luísa publicou os contactos.



E quem tiver interessado em obter um speedy chef contacte a Soraia que irão ver que não se arrependem.
Perdão pela falta de fotos do interior do bolo, mas não deu tempo de tirar. Garanto-vos que estava uma delicia.
Beijinhos a todas com amizade e carinho.

19 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Ficou mesmo excelente, a decoração apesar de simples dá um toque muito elegante, foi o que mais gostei!

guida disse...

.....................---.
.......-”....;-”.........\
...../....../..............|
....|......|................|
.........-’\...............| Olá!!!
.....`--’....../.../....;
............../.../;.../, Passei para
.............-.;.-=-./-””-.-` desejar
.........../.....|.....\.....\ - um óptimo
..........|......|......|.....| final de semana,
..........|___|___|.....|... Tudo de bom,
...........\.0./ \.0./...../ E MUITAS
.........--.-””-.`--’.....’ ALEGRIAS!!!
.......(...)..........,...\ um grande
.......(‘--’........../\`...\ BEIJÃO no
........\..........,..’........\ CORAÇÃO
..........\....’.\..........\
..............””`...\..........\

Vai ser uma receita a experimentar em breve....
Beijokitas

Anónimo disse...

Que bolinho tão delicioso :D
Adorei a sugestão.. obrigada pela partilha e tudo de bom mais uma vez..
Uma fatia sff sim?
Beijinhos doces linda**

Anónimo disse...

O teu dia foi bom?
Belo aspecto tem o bolo!!
Unhhhhh!
Beijo.
isa.

Elisabete disse...

Que bom que passás-te um dia bom. O teu bolo ficou maravilhoso e uma vez mais parabéns.
Ahhhh, e muito mas muito bem-vinda ás receitas.
Beijocas.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Nossa que bolo maravilhoso Sónia! Concordo com vc com relação as amizades que fazemos aqui, uma das melhores coisas que fiz na vida foi blog! Bjinhos

Anabela disse...

Muito bonito o teu bolinho,bjs

Joana Canais disse...

Que bolinho tão bonito...deve ter ficado maravilhoso?! Não há uma fatia para mim? Que tal é o Bage Cremim??
Beijinhos

Carolina Macedo disse...

O bolo ficou lindo!!! Com óptimo aspecto! Deve ter acabado que foi uma pressa... O speedy é de facto uma ajuda óptima! E o bage cremin tb!
Beijocas linda*

Fabiana disse...

Sónia,
Também concordo com vc, depois que entrei para a blogsfera, estou mais disposta, mas alegre, até a minha timidez estou conseguindo vencer.
Escrevo tantas coisas, que tenho vergonha de falar, e isso me faz tao bem, e o melhor é saber que existem sim, amizades sinceras.
O seu bolo está maravilhoso.
Não sei te dizer qual a melhor parte do bolo: a massa, o recheio, a cobertura.....ficaria com o conjunto inteiro..rs..rs.
bjs

cozinha da tia Adelaide disse...

Deve ficar mesmo delicioso, tenho de o fazer, depois digo como ficou
beijinhos

Raquel Alabaça disse...

Sónia,
O bolo está para lá de bonito.
Fiquei com muita vontade de o fazer, mas tenho que substituir a amêndoa por nozes, se não o meu marido torce-me o pescoço, lol

Beijinhos

R.correia disse...

que delicia, e está muito lindo..
bj e bom fim de semana

Sónia Meirinho disse...

mais um bolinho maravilha da nossa amiga!!!! ficou mesmo super aptitoso e com o bage cremin...nhami nhami!!! eheh
tambem tenho e estou ansiosa por fazer um bolo e usar esse creme!!!!
beijinho enorme linda e um bom fim de semana

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Minha querida já te tinha dito que o bolo estava fantástico e depois destas fotos todas repito!..
Ainda não experimentei esse tão falado creme.. mas não vão faltar oportunidades.. quando ao Speedy tenho e aconselho!
beijinhos grandes (*.*)

Unknown disse...

Só delicias!!!!

bjos

♥ mesa para 4 disse...

Olha que bonito, que bonito :D Beijinho

inspirações da Jô disse...

Deve ser um bolinho pra lá de especial!!!!!!!Não tenho dúvida!!!!!
Beijocas!!!!!

moranguita disse...

bem amiga que bolo tao bonito. eu so trocava o merengue por natas pois anos ou apreciadora o merenguq.
beijocas